SiteJornalOlhodeAguia
Noticias
06/12/2016 07:40
Mostra pinturas da série Capim-Cerrado/2016 do artista Lourenço de Bem.

 O artista Lourenço de Bem mostra sua a série de pinturas Capim-Cerrado/2016

 
Lourenço de Bem Tem se dedicado nos últimos dias, em tempo quase integral, à produção de 12 telas, isto é, de sua mais recente série de capins do cerrado. 
 
Renata Coli (comunicóloga, roteirista de cinema, artista visual e também produtora cultural) descreve em texto sobre os capins do artista: 
“Tal como as demais obras de Lourenço de Bem, as pinturas em tela da série Capim-Cerrado preservam como principais predicados os traços e as cores sutis da beleza comum e cotidiana, essa que muitas vezes se encontra diante dos nossos olhos e passa desapercebida, mas, em situações divinas, nos induz ao belo, e até nos distrai de certos desarranjos da vida.
Capins, embora difíceis de serem descritos, têm muito a dizer sobre nós em nosso habitat; sobre o tempo, pelas chuvas, secas, vento; sobre nutrição pelas cores, volumes, formas e movimentos; sobre a natureza do cerrado. De cada um desses itens transpostos em figura e cores, pode-se transbordar um rio de palavras, percepções, sentimentos...
É imprescindível não ser enlevado pelo aspecto da profundidade que o artista consegue dar aos elementos que compõem a cena do quadro. Capins sobre capins, uns se sobrepondo aos outros, sob os efeitos de luz, cores, texturas, volumes e demais elementos, são capazes de fazer o olhar mais desprevenido viajar alguns metros ou quilômetros para dentro da tela.
Seja nos movimentos das folhas ou em busca de outras espécies vegetais que se acrescentam umas às outras, o olhar é conduzido a outras camadas - como quem busca as sombras, os solos, rios, sol ou nuvens encobertas - que estão por ali supostamente perdidas por detrás dos capins ou muito discretamente expostas nos últimos planos da imagem. Sim, o artista teve o cuidado de afiançar tamanha sofisticação”.
 
Nesta nova série, o objetivo do artista é inovar nas cores, volumes e movimentos dos elementos explorados nas pinturas dos capins: o cenário ao fundo (paisagem, céu, etc.), a iluminação que denuncia o período ou o clima do dia (chuvoso, nublado, ensolarado, etc.), o movimento das cerdas do relvado, entre outros diversos elementos no emaranhado conjunto da paisagem.
 
Além disso, o artista pretende integrar sua mostra ao evento ‘Peça Única’, que acontece anualmente na residência dos Bianchetti. Conforme disse Lourenço de Bem "dos dias 9 a 11 de dezembro, teremos aqui o ‘Peça Única (na casa onde vive a artista Ailema, sua mãe). Então esta mostra será mais uma opção oferecida aos convidados que passarão por aqui nestes três dias, complementando a programação e o passeio do público".
 
Evento: Mostra Capim-Cerrado, série 2016
Artista: Lourenço de Bem
Vernissage: 09 de dezembro de 2016, às 19h.
Visitação: 10 e 11 de dezembro de 2016, de 13h às 22h.
Entrada Livre e Classificação Livre.
Local: Galeria de Arte do Atelier Lourenço de Bem, no SMLN MI 8, Conjunto 2, Casa 18-B Lago Norte (Entrada pela área verde na Bsb 05 ou pelos fundos da Residência dos Bianchetti onde acontece paralelemente o evento Peça Única)
Informações: 99161-8838
Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Rua Augusta - Emicida


Joe Satriani - Always with me, always with you


Jeff Beck - A Day in A Life


 

 

 

Thalyta Ribeiro de Oliveira Incrível seus projetos, tanto de fotografia, quanto com a galeria e as produções audiovisuais. Apenas continue!!
Contador de Visitas
Hoje: 1.895
Desde 15/05/2011: 5.790.442
você é a favor do impeachment de Bolsonaro? Vote.
n
sim