SiteJornalOlhodeAguia
Not?cias
05/12/2019 09:00
Abertura da Exposição "Gravura Brasileira: 25 artistas"

 

A Galeria Oto Reifschneider tem o prazer de convidar para a exposição Gravura Brasileira: 25 artistas.

Aberta para visitação entre 6 e 29 de dezembro, das 14h às 22h, na Galeria Casa, localizada ao lado do Espaço Itaú de Cinema, no Shopping CasaPark, a exposição consiste em 50 obras, produzidas com técnicas variadas, de 25 artistas gravadoras de renome.

 

A abertura será no dia 05 de dezembro das 17h às 22h, com a presença do curador e de algumas artistas participantes da exposição.

Gravura Brasileira: 25 artistas

 

Foi pela gravura que a arte brasileira ganhou o mundo, nas bienais internacionais e salões de arte moderna. A partir dos anos 1950, nossa arte pode ser não apenas apreciada, mas criticamente reconhecida. Se alguns nomes são ainda hoje reverenciados, como os de Fayga Ostrower, Maria Bonomi e Renina Katz, outros igualmente importantes, como o de Isabel Pons, que tiveram na gravura sua arte maior, ficaram na história – e merecem um resgate.

Para essa exposição, selecionei 50 gravuras de 25 artistas gravadoras brasileiras. São representantes das mais diversas correntes e períodos artísticos, de técnicas tradicionais e inovadoras. São litografias, gravuras em metal, serigrafias e xilogravuras, integradas a técnicas de relevo, fotografia e até computacionais, inovadoras a seu tempo. São abstrações e figurações, peças contemplativas e questionadoras – questões de cores, de linhas, de formas, estéticas e sociais.

Um capítulo especial é o da gravura brasiliense, desenvolvida ao longo das décadas não apenas no núcleo da Universidade de Brasília, mas em ateliês independentes, responsáveis por gerações de amantes da gravura e de gravadores amadores. Suas principais representantes são Leda Watson, Betty Bettiol, Helena Lopes e Cristina Carvalheira, que formaram e enriquecem a tradição artística da cidade com suas atuações múltiplas pela arte.

-

Dedico essa exposição à minha mãe: foram suas as primeiras gravuras que vi, que me encantaram. Eram estudos seus em metal, de sua época de aluna de artes na UnB. Com o passar do tempo, ela sumiu com as gravuras, mas as imagens ficaram gravadas em mim.


 

Oto Dias Becker Reifschneider

 

Visite o nosso site e redes sociais para saber mais sobre o acervo e eventos realizados pela galeria!

.
Website Website
Facebook Facebook
Instagram Instagram

Contatos:
 

+55 (61) 98168-4293

Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Rua Augusta - Emicida


Joe Satriani - Always with me, always with you


Jeff Beck - A Day in A Life


 

 

 

Thalyta Ribeiro de Oliveira Incrível seus projetos, tanto de fotografia, quanto com a galeria e as produções audiovisuais. Apenas continue!!
Contador de Visitas
Hoje: 552
Desde 15/05/2011: 5.791.140
você é a favor do impeachment de Bolsonaro? Vote.
n
sim