SiteJornalOlhodeAguia
Not?cias
08/06/2016 13:17
Boi Guerreiro recria encantos e divinos da tradição popular.Fotos:Divulgação.
Inspirado em manifestações da cultura popular, o espetáculo promete encantar a cidade com cores, sons e movimentos

 Boi Guerreiro recria encantos e divinos da tradição popular

Inspirado em manifestações da cultura popular, o espetáculo promete encantar a cidade com cores, sons e movimentos

O ancestral, o místico, o maravilhoso. Energias e sentimentos tão vitais e essenciais para a humanidade, mas que se perdem com o agitado cotidiano dos tempos atuais. Com o intuito de resgatar essas forças e valores, foi criado o espetáculo Boi Guerreiro, que procura encantar e reencantar as pessoas com um enredo recheado de muita música, danças e experiências vívidas, iluminando os lugares onde a memória se refugia. Nos dias 13 e 18 de junho, o espetáculo estará estreando em Taguatinga e Ceilândia, despertando energias do público com muita cor, som e movimento.

Boi Guerreiro busca a beleza cênica além do enredo, sem a obrigação de contar histórias, apresentando um formato cénico onde as evoluções vão acontecendo entre a beleza de cantos simples, embalados por uma dança ritmada e desenvolvida por cordões de guerreiros da Terra e do Divino. Estes guerreiros assistem a saga dos dois personagens centrais, o Vaqueiro e o Boi, símbolos do trabalho humano, homem e animal, domínio e intuição. Os personagens dão lugar a alegoria fantástica, do Vaqueiro ao Guerreiro, do  Boi ao Dragão. Símbolos da eterna luta do humano contra o mal e da consciência humana contra seu instinto, sua evolução.

 

Montagem e Inspirações

O espetáculo é concebido pelo grupo Terreirada Divina, e é fruto de uma profunda pesquisa e vivência com tradições da cultura popular, como o Cavalo Marinho, o Maracatu Rural e o Reisado, que possuem em sua essência o poder da ancestralidade. Com Apresentação do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), o projeto contou com algumas etapas de formação de elenco, a partir de vivências presenciais nas tradições da Zona da Mata Pernambucana, e com oficinas ministradas aqui no DF, onde mestres e brincantes, como Mestre AguinaldoAntônio Gomide e Mestra Nice Teles, vieram para ensinar fundamentos e técnicas de suas brincadeiras, como toques, danças e encenações.

 

Terreirada Divina

O grupo Terreirada Divina é um grupo brasiliense, surgido em 2012. Concebido pelo artista e pesquisador Joaley Almeida, o grupo procura pesquisar e vivenciar a tradição em sua essência, indo de encontro e valorizando os mestres e terreiros da nossa cultura popular.

Saiba mais em:

Facebook: https://www.facebook.com/terreiradadivina/

Site: http://www.terreiradadivina.art.br/

SERVIÇO

Espetáculo Boi Guerreiro

- Dia 13 de junho, às 17h, na Praça do Relógio em Taguatinga

- Dia 18 de junho, às 8h na Feira da Ceilândia

- Dia 18 de junho, às 17h na Ecofeira - Mercado Sul de Taguatinga

 

ENTRADA FRANCA

CLASSFICAÇÃO LIVRE

 
-- 
Davi Carvalho de Mello
pareiacomunicacao.com.br
davicdm@gmail.com
(61) 9147-8074

Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Rua Augusta - Emicida


Joe Satriani - Always with me, always with you


Jeff Beck - A Day in A Life


 

 

 

Thalyta Ribeiro de Oliveira Incrível seus projetos, tanto de fotografia, quanto com a galeria e as produções audiovisuais. Apenas continue!!
Contador de Visitas
Hoje: 856
Desde 15/05/2011: 6.263.975
você é a favor do impeachment de Bolsonaro? Vote.
n
sim