Coletivo Fora do Eixo integram lista das 100 maiores inova??es digitais de impacto social do mundo.Foto:Arquivo Pessoal

22/11/2013 15:48

 O site Catraca Livre, o Comitê para Democratização da Informática (CDI) e o coletivo Fora do Eixo são os brasileiros que integram a lista das cem maiores inovações digitais de impacto social do mundo, o Nominet Trust 100, um dos principais financiadores de empreendimentos do Reino Unido.

Criação do ex-editor do "Financial Times" Charles Leadbeater, estudioso de inovações em tecnologia da informação, o Nominet Trust 100 contou com júri formado por especialistas da BBC, "Financial Times" e Universidade de Oxford, entre outros.

Acreditando que a tecnologia pode ser usada para transformar e abordar os problemas sociais, o ranking lista os 100 maiores projetos no mundo geradores de impacto social, selecionados dentre 400 inscritos.

Para a escolha foram levados em conta três critérios: projetos que inspirem novas soluções para problemas difíceis, impactos em milhões de pessoas e modelos que poderiam servir de inspiração para novos projetos.

Escolha e vote no Empreendedor Social 2013

A proposta é que o guia seja anual e mostre soluções digitais que tragam respostas para problemas sociais em oito áreas: saúde, educação, desenvolvimento local, ambiente e sustentabilidade, participação cívica, acesso ao conhecimento, empoderamento econômico e exclusão social.

Parceiro do Empreendedor Social, o Catraca Livre foi agregado em três categorias: participação cívica, envolvimento da comunidade e educação. "O Catraca sempre se propôs a ser democrático e a disseminar isso por várias cidades", conta o jornalista e fundador, Gilberto Dimenstein.

  Gabo Morales/Folhapress  
Jornalista e fundador do Catraca Livre, Gilberto Dimenstein
Jornalista e fundador do Catraca Livre, Gilberto Dimenstein

Somente no Facebook, o site possui uma rede de mais de 2,4 milhões de pessoas. Com foco em cultura, publica diariamente oportunidades gratuitas e de preço popular em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de reportagens sobre trabalho, consumo, saúde, educação, esporte, empreendedorismo, entre outros.

"Podemos estar em vários locais, mas o mais importante é servir como uma inspiração para que outras cidades possam ser mais inclusivas, educadas e inovadores", completa Dimenstein. Além de estar entre os 100 escolhidos, o Catraca também ficou entre as 10 inovações digitais destacadas pelo Financial Times.

O coletivo Fora do Eixo entrou em duas categorias do Nominet Trust 100: acesso ao conhecimento e envolvimento da comunidade. "Somos uma experiência inédita e inspiradora no mundo, que trabalha com coletivo, comunicação, cultura, moeda própria e casas e universidade coletivas. Isso pesou bastante [para o prêmio]", acredita Pablo Capilé, integrante do coletivo. "Conectamos isso no mundo inteiro, pessoas frequentam e aprendem muita coisa nas nossas universidades."

  Junior Lago/UOL  
Ativista e integrante do coletivo Fora do Eixo Pablo Capilé
Ativista e integrante do coletivo Fora do Eixo Pablo Capilé

Segundo Capilé, o coletivo está trabalhando para construir essa rede, que chama de "intercâmbio de ativismo", há três anos e desenvolve ações na América Latina e na Europa. Com 12 anos de existência, o Fora do Eixo ganhou notoriedade neste ano após uma série de polêmicas envolvendo um de seus "braços", a Mídia Ninja e as relações existentes dentro das casas do coletivo.

É a primeira vez que o grupo recebe uma homenagem internacional. "É um reconhecimento, temos coletivos replicando nossas iniciativas, recebemos convites para debates fora do país e há redes sendo criadas partindo das nossas ideias em todo o mundo", diz.

O Comitê para Democratização da Informática (CDI) também foi contemplado em duas categorias: educação e exclusão social. "Esse é um prêmio para 1,54 milhão de pessoas de baixa renda diretamente impactas, que aprenderem informática e cidadania em 13 países", conta o fundador Rodrigo Baggio, integrante da Rede Schwab de Empreendedores Sociais.

  Ana Carolina Fernandes/Folhapress  
Professor de informática e fundador do Comitê para Democratização da Informática, Rodrigo Baggio
Professor de informática e fundador do Comitê para Democratização da Informática, Rodrigo Baggio

A ONG nasceu no Morro da Dona Marta, no Rio de Janeiro, em 1995, com o objetivo de estimular o empreendedorismo e a cidadania por meio da tecnologia. Atualmente, o projeto está presente em regiões de baixa renda, clínicas psiquiátricas, presídios, instituições de atendimento a portadores de deficiência, aldeias indígenas e ribeirinhas, centros de ressocialização de jovens privados de liberdade, entre outros. "87% dos alunos tiveram sua vida impactada para melhor, com emprego, geração de renda, escolaridade e cidadania", conta

Veja lista completa com as 100 maiores inovações digitais de impacto social do mundo.

A lista, que foi divulgada no final de semana em Londres, conta com outros nomes conhecidos, como Mozilla Firefox, Avaaz e Creative Commons, Coursera, Wikileaks, entre outros.Fonte:http://www1.folha.uol.com.br

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

76408

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now