PM d? aulas de m?sica a estudantes de Ceil?ndia.Fotos:Renato Ara?jo

Escola da corpora??o tem 80 vagas e ? voltada para socializa??o e prote??o dos adolescentes

05/11/2015 11:22

-- Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Foto: Renato Araújo/Agência Brasília
 

O estudante Breno Ferreira, de 13 anos, começou a se interessar por música em setembro, quando foi selecionado para a Escola de Música da Polícia Militar do DF, em Ceilândia. O adolescente faz aula três vezes por semana e é um dos 80 alunos matriculados na instituição, que funciona no 8º Batalhão da PM (QNP 26/30, Setor P Sul). Além de instrumentos de sopro (flauta, trompete e tuba), eles aprendem percussão (bumbo e o surdo), canto e teoria musical.

O menino conta que foi a insistência da mãe que o levou a participar das aulas, mas ele se encantou com a prática musical já no primeiro contato. "Gosto muito. Não faltei nem um dia."

Como Breno, a estudante Laurrane Maira Ferreira, de 15 anos, participa das atividades da escola e conseguiu desenvolver habilidade musical. Ela, que nunca havia tocado um instrumento, pensa em se dedicar a esse tipo de arte por mais tempo. "Acho uma ótima oportunidade. Estou até pensando em estudar música."

Requisitos
A escola foi inaugurada oficialmente em 7 de outubro, mas o programa já funcionava havia três meses. Para este ano, as inscrições estão encerradas, mas no início de 2016 a corporação lançará edital com a previsão de turmas e com o cronograma escolar.

Para participar, o aluno deve estar matriculado na rede pública, cursar do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e ser encaminhado pela Escola Classe nº 48 ou pelo Centro de Ensino Fundamental nº 14. A preferência é para estudantes dessas duas instituições, filhos de militar e moradores da região. As aulas ocorrem no horário contrário ao período escolar.

O capitão da Polícia Militar Hindemburgo Santos Ferreira, maestro da banda da corporação, explica que o objetivo do trabalho é incentivar a participação da comunidade nas atividades dentro do quartel. Ferreira acrescenta que o exercício estimula o desenvolvimento social dos alunos. "É trabalhar a música como socialização."

Pacto pela Vida
De acordo com o regente da PM, apesar de não fazer parte do Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, a iniciativa vai ao encontro do programa do governo na área de segurança pública, pois intensifica a aproximação dos policiais com a comunidade. "O projeto mostra que a PM não é só repressiva, mas que também desenvolve ações sociais." Segundo ele, a escola ainda trabalha com a prevenção da criminalidade uma vez que insere os jovens, já a partir dos 6 anos, em atividades culturais.

A prestadora de serviços de limpeza Edília Rodrigues é mãe de Guilherme Rodrigues, de 12 anos, um dos participantes. Ela comemora o trabalho desenvolvido pela polícia. "É bom porque assim meu filho tem uma atividade certa e não fica no meio de coisa ruim."

Doações
De acordo com a Polícia Militar, 80 flautas usadas na escola foram doadas pela iniciativa privada. Para fazer esse tipo de contribuição, o interessado deve entrar em contato com a Comunicação Social da PM, pelo telefone 3910-1342. Não são aceitos donativos em dinheiro.Fonte:http://www.se.df.gov.br/

Veja a galeria de fotos:

PM dá aulas de música a estudantes do ensino fundamental de Ceilândia

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

24540

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now