Conhe?a o museu criado por um garoto de 10 anos em mem?ria a Luiz Gonzaga.

Conhe?a o museu criado por um garoto de 10 anos em mem?ria a Luiz Gonzaga

15/01/2016 12:04

-- 

Pedro Lucas no museu que criou para homenagear o ídolo

 

Em 2013, Pedro Lucas Feitosa, então com 8 anos, voltou encantado de uma visita que fizera ao Museu do Gonzagão, em Exu (PE). Ao voltar para a sua casa, no Crato (Cariri cearense), Pedro Lucas já sabia como dar vazão à admiração que nutria por Luiz Gonzaga: ele criaria um museu dedicado ao Rei do Baião, na casa em que sua falecida bisavó morava, vizinha à dele.

Três anos depois, o espaço na rua Rua Alto da Antena, no distrito de Dom Quintino, reúne cerca de 100 objetos que recriam a época em que Gonzagão viveu. Pedro Lucas guia as visitas no local, contando a história de cada objeto do museu, função que divide com o primo, Caio Éverton, de 8 anos. Além de vinis do artista, o museu exibe sanfonas, ferramentas de trabalho e utensílios, partes do universo cantado por Luiz Gonzaga. 

Confira um tour no museu feito pelo próprio Pedro Lucas:

 


Não são só os objetos que recriam a vida e a obra de Luiz Gonzaga. Pedro Lucas observa que a casa da bisavó poderia muito bem a "sala de reboco" que Gonzagão cantava ser palco da dança com o seu "benzinho". Os bens exibidos no museu são fruto de doação de conhecidos.

A paixão pela música de Luiz Gonzaga vem de quando ele tinha cinco anos. Em uma festa de São João na escola, Pedro Lucas conta ter ouvido “Numa Sala de Reboco” e ter gostado tanto da música que passou a cantá-la frequentemente. Uma tia dele viu o gosto pela música e presenteou-o com um CD de Luiz Gonzaga.

O gosto pelo forró pé-de-serra impressiona o pai de Pedro Lucas, o agricultor Antônio Feitosa de Souza. Ele conta "estranhar" uma "criança de hoje em dia" gostar de músicas antigas. Antônio e a família ficaram "encantados", mas também "assustados" com uma criança "dessa idade" criando um museu, conta Pedro Lucas.

 

Na manhã desta quinta-feira, 14, seis pessoas já haviam ido visitar o Museu de Luiz Gonzaga. O museu fica disponível a visitações nos turnos da manhã e da tarde, enquanto Pedro Lucas não voltar às aulas — ele irá cursar neste o 6° ano do Ensino Fundamental. 

Pedro Lucas afirma que a iniciativa não parará na infância. Ele que ser um museólogo quando crescer. Conciliará a profissão com a sanfona, diz, instrumento que tem o sonho de aprender a tocar, como o ídolo Luiz Gonzaga.

Saiba mais:
O Museu de Luiz Gonzaga fica na rua Rua Alto da Antena, nº 69, distrito Dom Quintino — Crato (CE).
Mais informações podem ser obtidas na página do museu no Facebook.Fonte:http://www.opovo.com.br/

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

91423

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now