James Nachtwey vence Prémio Princesa das Astúrias da Comunicação.Foto:EPA/ARNO BURGI

31/07/2017 09:21

 É o primeiro fotojornalista a vencer este galardão espanhol. Júri afirma que o americano "deu a sua vida a esta profissão e não há conflito importante que não tenha coberto"

O fotojornalista norte-americano James Nachtwey foi galardoado esta quinta-feira com o prémio Princesa das Astúrias da Comunicação e Humanidades 2016. Com décadas de trabalho a cobrir guerras, catástrofes naturais ou cenários que seguiram ataques terroristas, Nachtwey já venceu duas vezes o World Press Photo (em 1992 e 94) e conta cinco medalhas de ouro Robert Capa (nos anos 1991, 93, 98, 2001 e 2008).

"Eu fui uma testemunha e estas imagens são o meu testemunho. Os acontecimentos que registem não devem ser esquecidos e não podem ser repetidos", é a frase do fotojornalista, o primeiro a vencer este galardão, que se lê ao entrar no seu site.

Nascido em Nova Iorque, em 1948, Nachtwey "é considerado um dos melhores repórteres de imagem de guerra das últimas décadas", declarou Víctor García de la Concha, diretor do júri do prémio e igualmente diretor do Instituto Cervantes, citado pelo jornal El País.FONTE:http://www.dn.pt

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

14544

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now