Exposição "Ladrões de Alma Convidam: Portfólios" 16 fotógrafos e 61 imagens Galeria A Casa da Luz Vermelha (Setor de Clubes Sul) 23 de janeiro à 08 de fevereiro

22/01/2018 12:01

 A exposição "Ladrões de Alma Convidam: Portfólios" é o fruto da convocatória feita pelo coletivo Ladrões de Alma em novembro de 2017 ofertando Leitura de Portfólios gratuitas a fotógrafos interessados, do Distrito Federal, para análise e crítica de seus portfólios, com seleção dos melhores e significativos trabalhos para esta mostra. A Leitura de Portfolios e a exposição são contrapartidas ao Fundo de Apoio a Cultura- FAC, patrocinador do projeto Ladrões de Alma- 25 anos, realizado em 2016 com exposições itinerantes por várias regiões administrativas do DF e também a produção um livro. 

Foram 18 fotógrafos inscritos para as Leituras de Portfólios que aconteceram na Galeria A Casa da Luz Vermelha e na Galeria Olho de Águia, esta em Taguatinga. Dentro deste universo fazem integram a exposição 16 fotógrafos, com um total de 61 imagens selecionadas.

O olhar apurado e experiente de integrantes do coletivo, Marcelo Feijó, Rinaldo Morelli e Susana Dobal, ao analisarem juntos os portfólios apresentados, construiu um conjunto de fotografias que traduzem a multifacetada produção artística dos tempos atuais. Onde a fotografia exerce um importante papel, construindo narrativas confessionais, dialogando com a realidade a nossa volta, provocando reflexões e apresentado pesquisas estéticas. São possibilidades que seguem caminhos solitários ou se entrecruzam, em novas poéticas e possibilidades do fazer do artista e também da linguagem fotográfica.

Par o fotógrafo e professor da Universidade de Brasília Marcelo Feijó “o desafio de se produzir esta exposição a partir da Leituras de Portfólio nos proporcionou uma experiência muito gratificante, porque foi possível colocarmos na mesma mostra fotógrafos com olhares e experiência bem distintas, formando um conjunto denso e rico, de alto nível técnico e artístico”.

Susana Dobal, fotógrafa e professora da Universidade de Brasília frisou que “ao estarem os três leitores juntos durante a análise dos trabalhos apresentados pelos fotógrafos inscritos, foi
como reviver os velhos tempos dos encontros do grupo Ladrões de Alma, onde cada um submetia suas fotografias ao grupo todo reunido, deste consenso saíram muitas exposições do grupo”.

Para Rinaldo Morelli “colocar lado a lado fotógrafos já maduros e experientes, com currículo e trajetória consistentes, ao lado de iniciantes e amadores, traz para o projeto uma característica inclusiva importante, instiga aqueles que expõe pela primeira vez e se dá reconhecimento para aqueles que trazem em suas poéticas um caminho trilhado”.

Os fotógrafos que participarão da exposição Ladrões de Alma - Portfólios são: Alessandro Venturim, Carlos Leister, Isadora Lima Rodrigues, Gustavo Bays , Humberto Araújo, Hélio Rocha, Joana Campelo, João Benitz, Lucas Viana, Mara Bernardes, Marco Antônio Sampaio, Michele Bastos, Rodrigo Rodrigues, Romildo Souza, Thiago do Vale G. de Moura, Toninho Euzébio.

SERVIÇO

Exposição "Ladrões de Alma Convidam: Portfólios"
16 fotógrafos e 61 imagens 
Galeria A Casa da Luz Vermelha (Setor de Clubes Sul)
23 de janeiro à 08 de fevereiro

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

5731

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now