Projeto Rodas Ancestrais realiza segunda edição em Samambaia

Iniciativa integra três tradições culturais brasileiras, que são patrimônio imaterial, abrindo diálogos sobre educação, história, arte e ancestralidade

06/11/2018 09:24

 



A integração entre Capoeira, Mamulengo e Samba de Roda, permeada pela contação de histórias e pela Pedagogia Griô, dá vida ao projeto Rodas Ancestrais. No dia 10 de novembro, sábado, o projeto realiza a 2ª Grande Roda na área externa da Escola Classe 111 de Samambaia Sul. As atividades começam às 16h, com classificação indicativa livre e aberta a todo o público.

O projeto Rodas Ancestrais é realizado mensalmente em escolas e espaços públicos de Samambaia, com rodas de prosa e grandes rodas de apresentações culturais recheadas de música, poesia, teatro popular e corporeidade. As rodas de prosa, realizadas nas escolas, são fundamentados em princípios da Pedagogia Griô, onde os mestres de tradição oral, chamados de griôs, são agentes fundamentais na relação entre educação, cultural popular e ancestralidade afrobrasileira. 

A “Grande Roda”, realizada em espaços públicos, promove apresentações culturais transdisciplinares com os grupos: Comunidade de Capoeira Formigueiro de Angola, Escola Cultural Capoeira Fio da Navalha, Mamulengo Presepada e Samba de Roda Cid Aroeira. A figura de Maria das Alembranças, brincante e griô aprendiz, é um elemento comum entre os dois momentos do projeto, contando histórias e alinhando o diálogo entre o conhecimento oral e o ensino formal.

O projeto Rodas Ancestrais é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e prevê oito apresentações até 2019, sempre na cidade de Samambaia. A edição de estreia foi realizada no dia 11 de outubro. 


Patrimônio Cultural
Capoeira, Mamulengo e Samba de Roda são expressões reconhecidas como patrimônio cultural imaterial brasileiro. Elas, como tantas outras culturas tradicionais, encontram no Distrito Federal, e toda a diversidade brasileira que aqui habita, um terreno pulsante para a perpetuação da tradição. A linhagem do Mamulengo (Teatro de Bonecos Popular do Nordeste), que veio da Paraíba e Pernambuco, se reconhece na Capoeira e no Samba de Roda, vindos da Bahia. Todas as três se constituem pela tradição dos cantos, jogo de corpo e de versos. São linguagens que mexem com imaginário popular coletivo e possibilitam criar conexões de empatia entre o ensino formal, tradições orais, identidade e ancestralidade.

SERVIÇO
Rodas Ancestrais - 2ª Grande Roda


10 de novembro, 16h
Área Externa da Escola Classe 111
Samambaia Sul

Apresentações:Comunidade de Capoeira Formigueiro de Angola
Escola Cultural Capoeira Fio da Navalha
Vereda dos Mamulengos
Samba de Roda Cid Aroeira
Maria das Alembranças (contação de histórias)

Entrada: Franca
Classificação indicativa: Livre
Informações: 61 9.8132.7070
Redes Sociais: www.facebook.com/formigueirodeangola
 

 


-- 
Keyane Dias  

61 9.8575.8500 | 61 9.8366.0487
O barco que flui com o rio também tem remos.

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

33544

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now