Cinco fotos do Metrópoles estão no livro O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro.Por Olívia Meireles

Quatro fotografias da equipe do portal aparecem no interior da publicação, e um registro recebeu destaque na capa

09/06/2021 11:56

 

fotojornalismos livro o melhor do fotojornalismo imagens metropoles Rafaela Felicciano/Metrópoles

Pela quarta vez, Metrópoles foi selecionado para fazer parte do livro O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro. Quatro fotografias da equipe do portal aparecem no interior da publicação, e um registro recebeu destaque na capa.

 

O livro, editado anualmente, é uma das principais publicações de fotojornalismo do Brasil. Ao lado dos profissionais do Metrópoles, estão veículos renomados, como Folha de S.Paulo, Estadão e O Globo.

Nesta nova edição, os curadores selecionaram trabalhos de Daniel Ferreira, Igo Estrela, Rafaela Felicciano e Myke Senna. A fotojornalista publicou o registro do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do ex-juiz Sergio Moro (foto em destaque). Durante solenidade de hasteamento da bandeira, Bolsonaro fez um gesto que parece uma arma sendo apontada para a cabeça do então ministro da Justiça.

Reproduçãofotojornalismos livro o melhor do fotojornalismo imagens metropoles

O editor de fotografia do Metrópoles Daniel Pereira emplacou uma foto da avó materna da primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro. Maria Aparecida Firmo Ferreira vivia na favela do Sol Nascente e já havia sido presa por tráfico de drogas.

 

Os organizadores escolheram, ainda, duas imagens tiradas por Igo Estrela. Na primeira, o repórter fotográfico registrou a cena de uma garota de programa entrando em uma viatura da Polícia Militar do Distrito Federal. A segunda imagem mostra Sergio Moro horas depois de pedir demissão do cargo de ministro da Justiça.

Uma fotografia do freelancer Myke Senna, publicada no Metrópoles, também entrou para a curadoria. No clique, Bolsonaro faz gesto de banana para imprensa após ser questionado sobre a reforma da biblioteca do Palácio do Planalto.

 

Veja as imagens dos fotojornalistas publicadas no livro:

1

 

 

 

Histórico

Na 10ª edição do catálogo, publicada em 2019, os curadores também haviam escolhido trabalhos de Daniel Ferreira e Rafaela Felicciano. A fotojornalista publicou o registro de policiais civis invadindo o Salão Branco do Congresso Nacional durante um protesto contra a reforma da Previdência. A imagem também foi finalista do 23° Concurso Latino-Americano de Fotografia Documental.

Já o editor do portal teve duas fotografias publicadas no livro. A primeira foi um clique do momento em que a polícia joga gás de pimenta contra manifestantes que pediam, em frente ao Palácio do Planalto, o impeachment do ex-presidente Michel Temer. A segunda, também escolhida para estar na capa, é a imagem da toga esvoaçante do ministro Alexandre de Moraes no dia de sua posse no Supremo Tribunal Federal (STF).

Sobre o livro

A série de livros O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro foi lançada em 2009 com a proposta de ser um documento fotográfico da história contemporânea do Brasil. Em 2021, a série passa a fazer parte de uma coleção com quatro volumes de 50 páginas cada: Pandemia, Esportes & Cultura, Cidades & Polícia e Política & Economia.

 

Cada livro terá uma capa diferente, destacando cenas da sua temática. Os quatro volumes formarão O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro – edição 2020/2021, com imagens de 2019 e do primeiro semestre de 2020. As fotografias selecionadas são de autoria de grandes fotojornalistas de todas as regiões do Brasil e foram publicadas em jornais, revistas, sites, redes sociais de veículos de comunicação ou distribuídas por agências de notícias nacionais ou internacionais.

O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro: Política & Economia
Editora Europa, 52 páginas. Preço: R$ 39,46

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

72479

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now