Igocleiton O Mago do Metal.

26/11/2013 14:44

Igocleiton Aguiar Barboza, nascido em Brasília, com Bacharelado em Administração, tem o dom de transformar aço em grandes obras de arte, com sentido de proporções apuradas, tento em mira, sobretudo a busca de linhas e superfícies em movimento. O claro principio de organização que a partir de então regeu a estrutura realista de suas peças. O conjunto aqui representado de seu trabalho evidência a escolha do metal, aço carbono, como veiculo por excelência para sua criação plástica. Ao modelá-lo e soldá-lo, ele se empenha em captar essência no momento em que a forma torna-se figura.

 

Suas idéias evolvem aleatoriamente, sem o uso de esboço no papel, a definição final da obra. Vocação nascida intuitivamente nas brincadeiras de criança ainda consolidada posteriormente pelas suas observações pessoais de tudo ao seu redor e o que envolve arte e artesanato, foram itens que muito o estimulariam na etapa inicial da apresentação de suas obras de arte.

 

Os materiais, as ferramentas e os métodos de trabalho, são meios para construir uma escultura que retrata na maioria das vezes animais, selvagens e domésticos. Suas obras, não são sempre escolhidas e adotadas ao acaso. Igocleiton usa as ferramentas e tecnologia do seu ofício numa exploração continua desses meios para atingir sua meta expressiva.

 

As formas da visualidade de Igocleiton tem se renovado no tempo, mantendo uma forte estrutura identificadora. A opção por aço e a maneira de como tratá-lo fazem desde logo aparecer essa unidade. Uns e outros passam por elaborações semelhantes de cortes, dobras, encaixes, super posição de peças elaboradas cuidadosamente a fim de obter a melhor forma possível de suas obras. Por esses meios surgiram representações de figuras animais e alguns objetos de decoração que evidenciam o design inovador.

 

O emprego quase único de um material em vez de limitar sua ação tem servido como baliza para exploração de suas possibilidades. O conhecimento dos volumes e superfícies, em associação com a familiaridade que tem pelo dom adquirido desde pequeno, onde antes de descobrir o metal como objeto primordial de suas esculturas, o mesmo se destacava no jardim de infância pela sua habilidade e criatividade em fazer esculturas de macinha.

 

O exemplo de muitos outros artistas da atualidade, ele elegeu o aço como material de trabalho, iniciando uma trajetória de diversificadas experiências culturais. Sua habilidade em manejar escalas seja em objetos de pequeno porte ou nas esculturas monumentais, fazem de suas obras, objetos decorativos, que determinam a recriação do ambiente em que estão dispostas e dinamizam a percepção do observador.acesse o site:http://www.igocleiton.com.br/index.php  https://www.facebook.com/EsculptureMetal

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

46926

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now