?Cinema no Beco? pelo musico Bhega Silva.Texto e fotos de K?tia Carvalho.

04/02/2015 09:41

 CINEMA PARA O POVO NOS BECO E VIELAS DA MARÉ

Texto e fotos de Kátia Carvalho. Revisão, Patrick Granja

O Projeto ‘Cinema no Beco’ criado há um ano e meio pelo músico e morador da Maré, Bhega Silva, tem levado muita diversão e informação pelos becos e ruas da comunidade Roquette Pinto, na Maré para a criançada e adultos que chegam com seus banquinhos para a exibição de filmes. O projeto tem como objetivo exibir filmes infantis, geralmente ligados a temas ambientais. Ele ainda recolhe óleo de cozinha de moradores que o ajudam na venda em empresa de reciclagem.

Bhega, figura conhecida e querida pelos moradores da Maré está concorrendo em um Edital para poder expandir seu Projeto. Por enquanto, ele vai exibindo os filmes contando apenas com a ajuda de moradores. Boa parte de seus equipamentos foram doados por amigos e colaboradores. A propaganda é feita na base do boca-a-boca e quando chega a hora da sessão de cinema, as crianças aparecem com seus banquinhos e ficam ansiosas enquanto ele vai montando a ‘sala de projeção no beco’.

Na última sessão, na noite de sexta-feira (30/01) ele conseguiu como apoio várias cadeiras e também a pipoca e refrigerante para que as crianças assistissem ao filme Rio 2. Tudo é feito na base do improviso e no final da sessão as crianças já o perguntam quando será a próxima sessão. Além de um exemplo de resistência cultural esse cineclube é a prova de que resiste também o desejo de liberdade dos moradores.

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

49541

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now