Rede p?blica de ensino recebe novos professores.Foto:Pedro Ventura

Profissionais aprovados em concurso em 2013 tomaram posse no Pal?cio do Buriti e assumem os cargos em 8 de setembro Gabriela Moll, da Ag?ncia Bras?lia

02/09/2015 09:37

-- Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

 Governador Rollemberg assinou o termo de posse com o secretário de Educação e o  professor de história Leonardo Krieger, representante dos empossadosGovernador Rollemberg assinou o termo de posse com o secretário de Educação e o professor de história Leonardo Krieger, representante dos empossados
 

Para reforçar a rede de ensino e substituir docentes aposentados, exonerados ou mortos, uma posse solene marcou a entrada de 240 professores na rede pública na manhã desta terça-feira (1º) que passam a compor o quadro definitivo da educação básica. Os docentes foram aprovados em concurso público de 2013, nomeados para 16 disciplinas e começam a trabalhar em 8 de setembro.

"Podemos construir uma nova era com educação de qualidade", resumiu o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. O chefe do Executivo reforçou a importância de contar com profissionais bem preparados. "Não tenho dúvidas que temos trabalhadores vocacionados, que ajudam a formar cidadãos críticos e conscientes."

O secretário de Educação, Júlio Gregório, acrescentou: "É com muito prazer que recebemos esse grupo de professores e temos certeza de que todos aqui construirão uma grande história e terão a oportunidade de vivenciar as experiências que só o magistério proporciona".

Rollemberg assinou o termo de posse com o secretário de Educação e com o professor de história Leonardo Krieger, representante dos empossados. "Vamos começar uma nova etapa da nossa vida", exclamou o profissional.

Estiveram presentes na solenidade o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, subsecretários da Educação, coordenadores regionais de ensino e o deputado distrital Reginaldo Veras (PDT).

Na quinta (3) e na sexta-feiras (4), os profissionais participarão da posse administrativa e serão destinados a uma das 14 coordenações regionais de ensino do Distrito Federal, como estabelece cronogramadisponível no site da Secretaria de Educação. Só então será possível conhecer a quantidade dos empossados e saber quantos serão convocados para suprir a diferença. Até esta terça-feira, cerca de 200 pessoas apresentaram documentação.

Reposição
A nomeação dos profissionais foi feita em 10 de agosto, depois que o Tribunal de Contas do DF entendeu que a admissão de novos docentes poderia ser aceita nas áreas de educação, saúde e segurança, desde que cumprisse o objetivo de repor a força de trabalho em casos de exoneração, demissão, destituição de cargo em comissão, aposentadoria, morte ou perda do cargo.

O anúncio da contratação ocorreu em março. Na ocasião, o governo esclareceu aos professores que não pôde reforçar o corpo docente da rede pública de ensino antes da data porque o Executivo havia ultrapassado o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, conforme o Relatório de Gestão Fiscal do último quadrimestre de 2014.

Leia também:

Convocados novos professores efetivos para 16 disciplinas

Governo nomeará 240 professores concursados

Veja a galeria de fotos:

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

5522

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now