É HOJE!!! festival dedicado exclusivamente à música instrumental.

“Este resgate e esta reinvenção de ritmos desencadearam em um importante boom para a música instrumental, atraindo um número de fãs e músicos admiradores do gênero cada vez maior”, afirma o idealizador, diretor-geral e curador do festival, Henrique Rocha.

15/07/2016 08:08

 Esse fim de semana vai rolar um projeto lindo do meu mano Henrique Rocha, o Instrumenta Brasília!!!!!

Um festival com a programação toda voltada a música afrobeat no mundo e no brasa.

Antibalas (USA) - www.antibalas.com

Orlando Julius (NIG) - www.strut-records.com/tag/orlando-julius/

Abayomy Afrobeat Orquestra (RJ) - www.soundcloud.com/abayomyorquestra

Bixiga 70 (SP) - www.bixiga70.com.br

ICONILI (MG) - http://www.iconili.com.br

Além de várias atrações locais, confira a programação completa com horários: http://instrumentabrasilia.com.br/programacao

Jenny Choe,

 

Orlando Julius. Divulgação.
Orlando Julius. Divulgação.

 

 

Festival Internacional Instrumenta Brasília acontece de 11 a 17 de julho na Praça das Fontes (Parque da Cidade), Funarte e estações de metrô. O festival reúne bandas e coletivos da atualidade, formados por virtuoses instrumentistas, que exploram novas estéticas que aliam contemporaneidade à estilos regionais antigos e populares.

“Este resgate e esta reinvenção de ritmos desencadearam num importante boom para a música instrumental, atraindo um número de fãs e músicos admiradores do gênero cada vez maior”, comenta Henrique Rocha, idealizador, diretor geral e curador do Instrumenta Brasília.

 

 

Antibalas.
Antibalas. Divulgação.

 

 

Nos dias 16 e 17 de julho (sábado e domingo), a Praça das Fontes, do Parque da Cidade, e o Complexo Cultural da Funarte irão se transformar em polos de encontro, troca de experiência, vivência musical e de formação profissional. Além das 12 bandas que sobem ao palco da Praça das Fontes, o Instrumenta Brasília traz à Capital Federal representantes de selos e de festivais, bookers e produtores para dois seminários sobre o mercado da música instrumental no mundo; uma feira de venda e de exposição de produtos musicais que servirá, inclusive, como espaço de convivência e de negócios; e duas oficinas avançadas de lapidação instrumenta, que irão acontecer na Funarte Brasília. Todas as ações do Festival têm entrada franca e as inscrições para as oficinas e seminários podem ser feitas no site instrumentabrasilia.com.br.

 

 

Ted Falcon and Gypsy Jazz Club.
Ted Falcon and Gypsy Jazz Club.

 

 

Dentre as atrações musicais que se apresentam nesta primeira edição do Instrumenta Brasília estão Orlando Julius, nigeriano, radicado em Chicago, e um dos precursores do Afrobeat, ao lado de Fela Kuti; e a orquestra nova iorquina de Afrobeat dos Antibalas. Ambos se apresentam em Brasília pela primeira vez, nos dias 16 e 17, respectivamente. Outras presenças que também merecem destaque nesta edição são Bixiga 70 e Abayomy Afrobeat Orquestra, que têm sólidas carreiras nacional e internacional. O Bixiga 70 abre o show do Orlando e depois será a banda base do músico, já a Abayomy aquece a Praça para a performance dos Antibalas.

 

 

Esdras Nogueira.
Esdras Nogueira.

 

 

A programação de shows do sábado, que tem início às 20h, conta ainda com os brasilienses Esdras Nogueira QuartetoMuntchako, às 21h10, Ted Falcon e Gypsy Jazz Club, às 22h22, e dos mineiros da Iconili, às 23h30.Bixiga 70 sobe ao palco à 0h50 e Orlando Julius às 2h. No domingo, a programação abre com Júnior FerreiraVictor Angeleas, às 17h, Tiago Tunes, às 18h10, Satanique Samba Trio, às 19h20, Passo Largo, às 20h30. O Show do Abayomy Afrobeat Orquestra está marcado para começar às 21h50 e dos Antibalas às 23h10.

 

 

Abayomy. Foto: João Salomão.
Abayomy Afrobeat Orquestra. Foto: João Salomão.

 

 

Os seminários sobre o Mercado da Música Instrumental serão ministrados por profissionais de diferentes segmentos do mercado musical no Brasil e no mundo. Bookers e produtores apresentarão casos de sucesso de comercialização de produtos, networking e imagem, divulgação e agenciamento de artistas. Pela manhã, das 10h às 12h30: Heikki Eiden, da Alemã Eiden Music Agency, profissional responsável pela agenda internacional de Orlando Julius (NIG), Systema Solar (COL), Bixiga 70 (BRA), Tulipa Ruiz (BRA), dentre outros; Maurício Bussab, sócio-fundador da Tratore, a maior distribuidora de música independente do Brasil; e Tiago Pezão, do coletivo brasiliense Criolina. À tarde, das 14h às 16h30: Heikki Eiden; Leandro Ribeiro, gerente de projetos da BM&A, empresa que se firmou por adaptar o mercado brasileiro da música para as novas realidades internacionais; e Miguel Galvão, idealizador e produtor do PicniK.

 

 

Bixiga 70.
Bixiga 70.

 

 

Duas modalidades de oficinas serão oferecidas gratuitamente a músicos já atuantes e em nível intermediário ou avançado. Os encontros de lapidação instrumental acontecem das 14h às 17h, no sábado e no domingo, para 20 alunos cada. Serão contempladas duas modalidades – Percussão, com George Lacerda, e Sopro, com Ademir Junior. George é músico profissional há 15 anos, e inaugurou, em 2013, o Curso de Percussão Popular da Escola de Música de Brasília. Ademir Junior é destaque na música instrumental brasileira e reconhecido como mestre na improvisação. Ademir toca profissionalmente há 29 anos e está entre os melhores saxofonistas de jazz da atualidade.

Como forma de incentivar e popularizar ainda mais a música instrumental, o Instrumenta Brasília realiza, em estações do Metrô de cinco Regiões Administrativas do DF, o projeto Circuito de Duos. A programação, que tem curadoria do músico americano, radicado em Brasília, Ted Falcon, propõe a apresentação de diferentes vertentes e de grandes clássicos da MPB, tocados por grandes instrumentistas de Brasília e de outras cidades brasileiras, em versão instrumental, assim como composições de autoria dos convidados. Participam desta ação 10 duos. Serão duas apresentações por estação, nos horários das 17h e das 18h. Programação completa em instrumentabrasilia.com.br/programacao

 

 

Icolini. Foto: Breno da Matta.
Icolini. Foto: Breno da Matta.

 

 

Serviço: Festival Instrumenta Brasília – Festival Internacional de Música Instrumental
Dias, locais e horários:
De 11 a 15/07, sempre às 18h e às 19h
Segunda | Estação Águas Claras
Terça | Estação Ceilândia
Quarta | Estação Praça do Relógio Taguatinga
Quinta | Estação Samambaia
Sexta | Estação Rodoviária Plano Piloto
Dias 16 e 17, sábado e domingo.
Praça das Fontes, do Parque da Cidade
Programação:

Sábado, 16 de julho:
20h – Esdras Quarteto (DF)
21h10 – Muntchako (DF)
22h20 – Ted Falcon e Gipsy Jazz Club (DF)
23h30 – Iconili (BH)
0h50 – Bixiga 70 (SP)
2h – Orlando Julius (NIG)

Domingo, 17 de julho:

17h – Júnior Ferreira e Victor Angeleas (DF)
18h10 – Tiago Tunes (DF)
19h20 – Satanique Samba Trio (DF)
20h30 – Passo Largo (DF)
21h50 – Abayomy Afrobeat Orquestra (RJ)
23h10 – Antibalas (EUA)

Entrada franca
Não será permitida a entrada com objetos cortantes, pontiagudos ou que possam colocar o público em risco
Classificação indicativa: Livre
Informações: http://instrumentabrasilia.com.br/ Fonte:
http://www.achabrasilia.com/

 

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

24639

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now