A imagem e a pesquisa acad?mica

31/05/2011 19:42

A imagem e a pesquisa acadêmica

Debater a questão do uso da imagem na composição de pesquisas acadêmicas em ciências humanas. Esse foi o objetivo principal do I Colóquio de Pesquisas em Narrativas Audiovisuais, acontecido semana passada em Fortaleza e organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnicidade e pelo Laboratório de Pesquisa em Mídias Audiovisuais, da Universidade Estadual do Ceará. “Muitas vezes, o uso da imagem não fica muito claro para o pesquisador, que frequentemente a utiliza baseado na emoção. A proposta é pensar metodologicamente o seu uso em diferentes atuações”, afirmou Danielle Araújo, coordenadora do evento.

O ciclo de palestras foi aberto pelo fotógrafo e antropólogo Milton Guran com o tema “A prática fotográfica e a produção de conhecimento nas Ciências Humanas”. Para ele, a mudança de paradigma na compreensão de mundo transitou de uma visão mágica/mítica para a linearidade da visão cartesiana. Assim, a fotografia nasceu herdando essa mistura. Portanto, a imagem guardaria características mágicas, mas com essência cartesiana.

Guran, coordenador geral do FotoRio e pesquisador do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense

Guran defendeu, ainda, uma “fotografia-eficiente”, usada de acordo com a utilidade que lhe foi atribuída – a fotografia de cunho jornalista serviria a um propósito, a publicitária a outro, assim como a de pesquisa teria sua própria finalidade. Em sua visão, ela não pode ser um método de investigação, como já foi afirmado no passado, mas deve ser uma ferramenta de análise para a antropologia visual.

Outro debatedor, o cearense Tiago Santana, disse sobre o tema “Palavra, imagem e encontros no exercício de ser fotógrafo” que sua relação com a fotografia foi, desde o começo, conduzida por encontros: dele com o ofício de fotógrafo, dele com outros profissionais da área e por outros vários encontros que a fotografia proporciona ao longo de sua prática.  Santana comentou ainda seu ensaio “O chão de Graciliano” – que resultou em livro homônimo – e do desafio de interpretar em imagens a obra do escritor Graciliano Ramos.

Fundador da Editora Tempo d'Imagem, Santana é fotojornalista independente

A fala da artista suíça radicada em São Paulo Cláudia Andujar foi uma das mais esperadas.  Ela relatou sua trajetória desde a saída de seu país até as reinvenções de seu próprio trabalho, como fez em sua recente exposição Geração 00, em SP. Na ocasião foi exibido o vídeo “O povo da lua, o povo do sangue Yanomami 1972-1982″, baseado em suas fotografias do povo yanomami que tornaram-se referência internacional no tema.

Estudo sobre os yanomami foi uma das grandes realizações de Andujar

Dois momentos importantes marcaram ainda o Colóquio: a participação da pesquisadora Raquel Gondim (UFC/Uece) que apresentou o resumo de um estudo sobre o protagonismo comunitário dos moradores da Prainha do Canto Verde, reserva extrativista ao leste do Ceará, e uma mesa redonda com grupos de pesquisa e produtores audiovisuais de Fortaleza.

Colaborou Analice Diniz

Fonte:R.E.D.E.

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

1790

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now