Exposição DONA BEJA – A FORÇA DA MULHER, da artista Célia Brindel.abertura será dia 10 de agosto.

02/08/2016 07:59

 O Espaço Cultural STJ realiza a exposição DONA BEJA – A FORÇA DA MULHER, da artista  Célia Brindel, cujo coquetel de abertura será dia 10 de agosto,  com visitas até 02/09/2016.

A exposição representa em imagens o mito construído em torno da figura de Anna Jacinta de São José, Dona Beja, personagem marcante do século XIX que morou em Araxá e morreu em Estrela do Sul, Minas Gerais. Na literatura, ela representa a metáfora e os arquétipos femininos da madona, a musa e a sedutora, que se manifestam em suas diferentes formas e momentos. Qualquer um encontrará nela  aquilo que procura: a vítima, a militante, a mulher, a mãe, a amante.

Vítima, prostituta e heroína, Dona Beja é uma figura complexa, considerada mais que um mito na cultura brasileira. Essa infinita capacidade de adotar diversas formas tem garantido ao mito sua longevidade. É exatamente nessa variedade de formas que a artista Célia Brindel representa a personagem, através da pintura em dezesseis obras, todas em papel e em tamanhos variados.

 

O coquetel será das 18h30 às 21h no Espaço Cultural STJ, localizado no 2º andar do Edifício Plenários do Superior Tribunal de Justiça, no SAFS, Quadra 6, Lote 1, Trecho III, Brasília-DF. A exposição estará aberta à visitação das 9 às 19h, de segunda a sexta-feira. Para informações adicionais, os telefones de contato são: (61) 3319-8594 ou 8373.

 

novalogoSTJ

 

Mônica Mafra Martins

Técnico Judiciário

61 33198594

Secretaria

de DocumentaçãoCoordenadoria de Memória e Cultura

Seção de Memória e Difusão Cultural

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

21269

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now