FIDEL continua sendo VIDA.Photo: Estudio Revolución

Amanhece. Santa Ifigenia, esse sagrado local da Pátria tem pegadas profundas; a partir do domingo, 4 de dezembro, será também espaço de tributo ao eterno Comandante-em-chefe da Revolução cubana

05/12/2016 19:16

 Autor:  | internet@granma.cu

Photo: Estudio Revolución

SANTIAGO DE CUBA.— Amanhece. Santa Ifigenia, esse sagrado local da Pátria tem pegadas profundas; a partir do domingo, 4 de dezembro, será também espaço de tributo ao eterno Comandante-em-chefe da Revolução cubana.

Muito perto do Mestre sobressai a imponente pedra de granito cinzento, em cujo interior descansarão as cinzas de Fidel, custodiadas pelos nichos dos mártires de 26 de Julio e o panteão dos que morreram pelo internacionalismo.

A poucos metros do incólume monólito foi inscrito em bronze o conceito de Revolução, expresso por Fidel em 1º de maio de 2000.

O general-de-exército Raúl Castro Ruz, junto aos membros do Bureau Político do Comitê Central do Partido, o comandante da Revolução Guillermo García Frías, familiares, companheiros de luta, convidados, amigos… vieram prestar tributo póstumo ao eterno líder.

Photo: Estudio Revolución

Silêncio. O carro que transporta as cinzas de Fidel chegou a Santa Ifigenia. Sob a imensa bandeira que tremula a metade da haste para o cortejo fúnebre que percorreu mais de mil quilômetros desde que saísse de Havana, em 30 de novembro passado.

No Mausoleu a Martí, Raúl e os dirigentes do Partido antes mencionados depositam flores brancas. A primeira homenagem do dia é para o Herói Nacional, ao inspirador das ideias de Fidel, para o autor intelectual do Moncada.

Depois, começa a solene cerimônia de inumação. Dalia, a esposa, traz a pequena urna que guarda as cinzas do Comandante-em-chefe.

Frente ao nicho, fiel, como sempre, aguarda Raúl, quem deposita a urna no coração da rocha, como acariciando o amado irmão de sangue e de lutas. A lápide de mármore verde que cerra o nicho leva gravada com letras de bronze o nome: FIDEL.

A saudação militar do general-de-exército faz tremar; é seu derradeiro adeus ao líder indiscutível da Revolução Cubana. A corneta ressoa e nosso glorioso hino nacional rasga o silêncio, acompanhadas de 21 salvas de artilharia em honra do máximo líder da Revolução cubana.

O toque a corneta impõe o silêncio. Então Fidel parece que está de volta à vida, irrompe com sua voz pausada, firme, inquebrantável, o conceito de Revolução com o qual a Pátria nos vem inspirar outra vez.

Passos marciais invadem a quietude que foi quebrada. Começa a cerimônia de revezamento da guarda ao Herói Nacional, na qual se incorpora a primeira guarda de honra, que a partir desse momento custodiará para sempre nosso invicto Comandante-em-chefe.

O presidente cubano deposita depois uma rosa branca na póstuma morada do líder; depois o fazem os membros do Bureau Político e o Comandante-da-Revolução Guillermo García Frías.

A seguir, a família coloca também rosas brancas. Seguem os convidados à cerimônia, entre eles presidentes, líderes e amigos chegados de todos os confins do planeta para compartilhart também este momento de dor em nossa Pátria.

Silêncio; sempre silêncio. Uma tristeza estranha circunda, não é uma dor simples, é uma dor profunda, infinita, sem tamanho. Santa Ifigenia dói, mas a partir deste solene lugar de repouso Fidel continua sendo luz, amanhecer, semente, exemplo… vida.

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

76117

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now