Arquivo do Museu James Nachtwey '70 Adquirido pelo Hood Museum.Foto:James Nachtwey

As mais de 500.000 imagens documentam as condições nos lugares mais perigosos do mundo.

17/07/2017 11:52

 FONTE:news.dartmouth.edu

O Museu de Arte do Hood em Dartmouth adquiriu o arquivo completo do premiado fotojornalista e fotógrafo de guerra James Nachtwey '70, que passou mais de 35 anos documentando condições em algumas das zonas de conflito mais perigosas do mundo.

O arquivo de Nachtwey, composto por mais de 500.000 imagens, traz ao Colégio uma coleção de fotografia de grande significado histórico, abrangendo todas as fotografias tiradas por Nachtwey ao longo de sua carreira (incluindo inúmeras fotografias e publicações inéditas), juntamente com todas as fotografias futuras tiradas Entre agora e o fim de sua vida profissional.

"Espero que meu arquivo inspire as gerações futuras - em todos os campos, bem como futuros fotógrafos - para se aproximar do mundo com a mesma perspectiva global e preocupação com a dignidade humana e a justiça social que procurei transmitir através do meu trabalho", diz Nachtwey, que está em residência em Dartmouth como um companheiro provoso.

"Meu tempo no campus reforçou minha apreciação inerente ao compromisso permanente de Dartmouth com esses valores, o que - juntamente com a exemplar infraestrutura educacional do Hood Museum of Art - torna a escola uma casa ideal para meu arquivo", diz ele.

 

James Nachtwey '70
O arquivo de Nachtwey dá a Dartmouth uma coleção de significado histórico, abrangendo todas as fotografias tiradas pelo fotojornalista ao longo de sua carreira, juntamente com todas as futuras fotografias tiradas entre o final e o final de sua vida profissional. (Foto de Eli Burakian '00)

 

"É difícil superestimar o valor de ensino do arquivo Nachtwey", diz John Stomberg, diretor do Hood da Virginia Rice Kelsey 1961.

"James Nachtwey percorreu o mundo durante décadas com um olhar sem paralelo para o lado humano dos assuntos mundiais. Ele conta histórias fotograficamente que se aprofundam nas questões subjacentes em mãos ao tratar seus assuntos com compaixão e respeito. Ele é merecidamente reconhecido pelo impacto visual e profundidade emocional de sua fotografia ", diz Stomberg. "O arquivo transforma o museu em um centro no campus onde a interseção entre fotografia e sociedade pode ser estudada em profundidade".

Nachtwey ajudará a catalogar seu arquivo. Ele também trabalhará em novos projetos de publicação, ensinar, lições e trabalhar em uma história oral de sua carreira. Ele colaborará com funcionários do museu, professores e estudantes para enriquecer uma grande variedade de atividades acadêmicas no campus.

Engajamento em todo o Departamento Acadêmico

Um dos principais fotojornalistas de sua geração, Nachtwey acumulou um importante trabalho que documenta conflitos violentos, conflitos políticos, desastres naturais, pobreza global e problemas de saúde pública em toda a América Central, Oriente Médio, África, Europa Oriental, Ásia, E os Estados Unidos.

Essas condições angustiantes são capturadas em uma coleção de arquivos que inclui quase 330.000 negativos fotográficos, 170.000 arquivos de imagens digitais, 7.200 impressões de qualidade de exibição, 2.000 obras de grande formato, 25.500 impressões em pequena escala, 12.500 folhas de contato e muito mais.

A amplitude histórica e geográfica do arquivo da Nachtwey oferece oportunidades substanciais para o envolvimento com quase todos os serviços acadêmicos da Dartmouth, que serão apoiados pelo desenvolvimento de recursos digitais e pela extensa exibição e programação educacional no museu e em outros centros do campus.

Dartmouth procurará maneiras de apoiar o estudo interdisciplinar desta importante coleção e estabelecer o museu e Dartmouth como uma das principais instituições mundiais para o estudo e exibição do fotojornalismo.

A adição do arquivo da Nachtwey à coleção aumentará significativamente as já consideráveis ​​participações de fotografia da Hood Museum of Art, que incluem o trabalho de fotógrafos como Ansel Adams, Diane Arbus, Subhankar Banerjee, Hans Bellmer, Edward Burtynsky, Julia Margaret Cameron, María Magdalena Campos-Pons, Renée Cox, Rineke Dijkstra, Walker Evans (que era um artista em residência em Dartmouth em 1972), Jane Hammond, David Hilliard, Lewis Hines, Lotte Jacobi, Nikki S. Lee, Susan Meiselas, Gordon Parks, Malick Sidibé, Ralph Steiner (Dartmouth Class of 1921), Joel Sternfeld (Dartmouth Class of 1965) e muitos outros.

A coleção de fotografia existente do Hood inclui três das fotografias mais emblemáticas de Nachtwey: Ruanda (1994), que mostra um homem hutu desfigurado por um machete; Província de San Miguel, El Salvador (1984), retratando os horrores da guerra civil em El Salvador; World Trade Center(2001), a primeira conta de Nachtwey nos ataques em 11 de setembro de 2001.

Exposições, prêmios e peças do museu

James Nachtwey nasceu em 14 de março de 1948, em Syracuse, Nova York, e cresceu em Massachusetts. Em 1970, formou-se em Dartmouth, onde completou grandes cursos na história da arte e no governo. Em 1976, ele começou a trabalhar como fotógrafo de jornal no Novo México e, em 1980, mudou-se para Nova York para começar uma carreira como fotógrafo de revista freelancer. Sua primeira missão no exterior era cobrir conflitos civis na Irlanda do Norte, em 1981, durante a greve de fome de IRA.

Ele foi um fotógrafo de contrato com a revista TIME desde 1984. Ele foi associado com a Black Star photo agency de 1980 a 1985 e foi membro da agência Magnum de 1986 a 2001 e membro fundador da fotovoltaica VII.

Ele teve exposições individuais em inúmeros museus e galerias, incluindo o Centro Internacional de Fotografia em Nova York, a Biblioteca Nacional de França em Paris, o Palazzo delle Esposizioni em Roma, o Museu de Artes Fotográficas de São Diego, o Circulo de Bellas Artes de Madri, FOAM em Amsterdã, Carolinum em Praga e Hasselblad Center na Suécia, bem como muitos outros locais.

Suas fotografias estão incluídas nas coleções permanentes do Museu de Arte Moderna, do Museu Whitney de Arte Americana, do Museu de Arte Moderna de São Francisco, do Museu de Belas Artes de Boston, da Galeria de Arte Corcoran, do Museu de Belas Artes de Houston, do Museu de Arte de Minneapolis, E Centre Pompidou, entre outros.

Nachtwey possui graus de doutorado honorário de Dartmouth, Massachusetts College of Art, San Francisco Art Institute e St. Michael's College.

Ele recebeu inúmeras honras, incluindo o Prêmio de Riqueza Comum, Prêmio da Fundação Heinz, Prêmio TED, Prêmio Dan David, Medalha de Ouro Robert Capa (cinco vezes), Prêmio World Press Photo (duas vezes), Fotógrafo de Revista do Ano (sete vezes), Prêmio Internacional do Centro de Fotografia Infinito (três vezes), Prêmio Bayeux para Correspondentes de Guerra (duas vezes), o Subsídio Memorial de W. Eugene Smith em Fotografia Humanística, bem como prêmios de conquista da vida do Overseas Press Club, da Sociedade Americana de Editores de Revisores, E Time, Inc.

Em 2012, foi premiado com o Prêmio Dresden , concedido anualmente a indivíduos que dedicaram seu trabalho a ajudar a prevenir a violência. Em maio deste ano, Nachtwey foi nomeado o destinatário de 2016 do prestigiado Prêmio das Comunicações de Espanha da Princesa das Astúrias . Ele também é o tema do documentário indicado ao Oscar Fotógrafo Guerra , dirigido pelo cineasta suíço Christian Frei e lançado para aclamação da crítica em 2001.

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

86774

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now