Fotógrafo palestino relatou morto na prisão síria.Por:MAUREEN CLARE MURPHY

FONTE:https://electronicintifada.net

22/04/2019 07:47

 

A premiada fotografia de “Os Três Reis” de Niraz Saied. UNRWA )

Um jovem fotógrafo palestino que desapareceu após sua prisão pela polícia secreta síria em Damasco no final de 2015 morreu sob custódia do governo, segundo relatos.

O Comitê para a Proteção dos Jornalistas instou o governo sírio a “conduzir uma investigação imediata e transparente sobre a morte de Niraz Saied”.

O parceiro de longa data de Saied, Lamis al-Khatib, que mora na Alemanha, afirmou no Facebook na segunda-feira que "não há nada mais difícil do que escrever essas palavras, mas Niraz não morre em silêncio".

Nidal Bitari, diretora do grupo People Demand Change, de Washington, disse ao comitê para proteger os jornalistas que a mãe de Saied contatou um alto funcionário do governo em 13 de julho e foi informada de que Saied havia sido executado em setembro de 2016.

Outro funcionário do governo chamou a mãe de Saied para confirmar a morte de seu filho, afirmou o cão de guarda da liberdade de imprensa.

Yarmouk

A família de Saied é originária da vila de Awlam, ao sul de Tiberíades, que foi destruída durante a limpeza étnica da Palestina pelas forças sionistas em abril de 1948.

Saied nasceu e cresceu no campo de refugiados de Yarmouk e fotografou a vida cotidiana após seu bombardeio pelas forças do governo em dezembro de 2012 e subsequente cerco.

Saied, que estava morando fora de Yarmouk no momento do bombardeio inicial do acampamento, retornou ao seu local de nascimento depois que milhares de moradores fugiram.

"Tentei capturar a realidade da vida diária no campo, acentuar a face humana do sofrimento e transformar os menores detalhes em uma obra de arte", disse Saied ao colaborador da The Electronic Intifada, Budour Youssef Hassan, um ano antes de sua prisão.

Saied ganhou o primeiro prêmio em uma competição organizada pela União Européia e UNRWA, a agência da ONU para refugiados da Palestina, por sua foto em preto-e-branco "Os Três Reis" mostrando três garotos esperando para deixar o acampamento sitiado para receber tratamento médico em março de 2014.

Niraz Saied (via  rádio Yarmouk 63 )

Outra fotografia de Yarmouk tirada um mês antes, mostrando centenas de moradores em fila para ajuda humanitária, cercada por prédios bombardeados, chamou a atenção internacional para a difícil situação do campo.

Dezenas de moradores de Yarmouk - anteriormente o coração da comunidade de refugiados palestinos na Síria e conhecida como a capital da diáspora palestina - morreram de fome naquele inverno, após meses de bloqueio por forças do governo sírio e milícias aliadas.

Saied ajudou na produção do filme Letters From Yarmouk, de 2014 , que , segundo ele, “visa a dizer aos nossos palestinos sobre o que está acontecendo em Yarmouk. Nós sentimos que fomos decepcionados ”.

Saied permaneceu em Yarmouk até ser capturado por combatentes do Estado Islâmico que haviam se infiltrado no campo em abril de 2015.

Enfrentando ameaças contra sua vida, Saied fugiu para a vizinha Yalda antes de se esconder em um bairro controlado pelo governo em Damasco com a intenção de deixar o país.

Ele foi preso em sua casa em outubro de 2015.

"Depois de vários meses, a família de Saied descobriu que ele estava detido na prisão de inteligência militar da Filial Palestina em Damasco", afirmou o Comitê para a Proteção dos Jornalistas.

Em agosto de 2016, ele foi transferido para a prisão militar de Sednaya, em Damasco.

A prisão de Saied "provavelmente estava ligada ao [seu] trabalho que cobria os efeitos humanitários do cerco do governo sírio ao seu distrito natal de Yarmouk", disse Nidal Bitari ao CPJ.

Saied foi “acusado de receber dinheiro de governos estrangeiros como parte de uma conspiração terrorista”, declarou o CPJ, tomando Bitari.

"Se foi para sempre"

Saied pressagiou o destino que finalmente aconteceria a Yarmouk.

"Yarmouk, como sabemos, se foi para sempre", disse ele à Intifada Eletrônica no final de 2014. "Ou está caminhando para a dizimação completa ou se tornando um emirado islâmico ou para manter o status quo porque ninguém parece interessado em resolver a crise, não o regime, não os rebeldes e definitivamente não as facções palestinas ”.

Após anos de cerco, bombardeio e combates, forças do governo sírio expulsaram militantes do Estado Islâmico de Yarmouk em maio deste ano, reduzindo o campo a escombros .

"A escala da destruição em Yarmouk se compara a muito pouco que vi em muitos anos de trabalho humanitário em zonas de conflito", declarou o comissário-geral da UNRWA, Pierre Krähenbühl , em 3 de julho, após fazer a primeira visita de um oficial sênior da ONU à acampar em anos.

Mais de meio milhão de refugiados palestinos viviam na Síria antes da guerra, após a repressão do governo aos protestos populares que eclodiram em março de 2011.

Mais de 3.800 refugiados palestinos morreram como resultado da guerra na Síria, segundo o Grupo de Ação para os Palestinos da Síria. Quase 1.700 palestinos estão atualmente detidos e mais de 300 estão desaparecidos ou desaparecidos , segundo o grupo de monitoramento.

"A história de Niraz Saied é uma tragédia para sua família, amigos e colegas - e também um pesadelo para dezenas de jornalistas na Síria hoje", afirmou Sherif Mansour, do Comitê para a Proteção dos Jornalistas, na segunda-feira.

O país é um dos mais perigosos para os jornalistas. Sete jornalistas foram detidos em prisões estaduais em 2017 e pelo menos 120 foram mortos enquanto cobriam a guerra em andamento, e “autoridades do governo ou militares são suspeitas em mais da metade dessas mortes”, segundo o Comitê para a Proteção dos Jornalistas.

Dezenas de jornalistas e trabalhadores da mídia estão atualmente presos em Quneitra, no sudoeste da Síria, entre o avanço das forças pró-governo e as fronteiras fechadas controladas pela Jordânia e Israel, afirmou o CPJ.

Mortes em custódia síria

Durante o mês de junho, o Grupo de Ação para os Palestinos da Síria publicou os nomes de mais de 30 palestinos que morreram sob custódia do governo depois que suas mortes foram ditas confirmadas por oficiais de segurança.

A maioria daqueles cujos nomes foram libertados eram do campo de refugiados de Aideen, em Hama.

Mais de uma dúzia de nomes adicionais de refugiados palestinos que morreram em prisões sírias foram libertados em julho.

Noura Ghazi Safadi, esposa do desenvolvedor de software sírio-palestino Bassel Safadi, também conhecido como Bassel Khartabil, afirmou no Facebook em 1 de julho que foi confirmado que seu marido foi morto sob custódia do governo sírio em 5 de outubro de 2015.

Bassel foi preso em Damasco em março de 2012, um ano após a insurreição no país, e mantido em detenção incomunicável.

No ano passado, sua família soube que ele foi morto em 2015 depois de ser julgado e sentenciado em um tribunal militar, apesar de uma campanha internacional para conquistar sua liberdade.

“Hoje, nos tornamos uma daquelas famílias que agora estão certas da perda de sua amada”, afirmou Noura no Facebook.

“Tenho uma nova esperança, porque os criminosos confirmaram que mataram Bassel e agora tenho a data em que ele foi morto, depois de lutar por mais de dois anos apenas por essa confirmação.”

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

54471

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now