“E também estamos nos opondo à tentativa de Haftar de impor um estado militar. Somos uma terceira voz."

Fonte:https://www.independent.co.uk

12/08/2019 09:04

 

Batalha por Trípoli: A rede secreta lutando para acabar com a guerra da Líbia

Conheça o grupo de ativistas arriscando suas vidas para fornecer uma 'terceira voz' no conflito

Uma rede de ativistas líbios no leste do país, contrária à ofensiva de meses do senhor da guerra Khalifa Haftar para tomar a capital, Trípoli , emergiu; Evidência de que os idealistas da sociedade civil que iniciaram originalmente a insurreição de 2011 contra a ditadura de Muammar Gaddafi persistem, mesmo que muitas vezes se encolham de medo.

Ahmed Sharksi, 29 anos, ativista e engenheiro de petróleo que agora vive exilado na Tunísia, é um dos coordenadores da Sociedade para a Cooperação Cívica, uma rede secreta de ativistas em cidades do leste da Líbia, incluindo Benghazi, Ajdabiya e Beida - a metrópoles que compõem a antiga província romana da Cirenaica.

Eles se opõem à visão militarista de Haftar e aos grupos armados de tendência islâmica que ele está combatendo.

 

"Nós rejeitamos a regra das milícias em nossa capital, Trípoli", diz Sharksi. “E também estamos nos opondo à tentativa de Haftar de impor um estado militar. Somos uma terceira voz.

Eles incluem advogados, trabalhadores, estudantes e engenheiros. Eles mantêm reuniões tranquilas entre si e tentam espalhar a notícia, ocasionalmente aparecendo em um dos canais de televisão via satélite da Líbia .

Os movimentos anti-guerra são uma raridade num mundo árabe ainda enamorado das glorificações das forças armadas e dos combatentes. Organizar protestos nas ruas rigidamente controladas da Líbia oriental é considerado muito arriscado.

Grande parte do trabalho do grupo permanece no subsolo, organizando reuniões discretas e lançando campanhas de hashtag, incluindo uma chamada "A guerra não é uma solução". O grupo não tem sequer uma página no Facebook, preocupado com o fato de os capangas de Haftar no leste a usarem para rastrear e deter ativistas.

"Há sem dúvida algumas pessoas que não concordam com essa intervenção militar em Trípoli", diz Hassan Tatanaki, um empresário e filantropo da Líbia.

“Em Cirenaica, não é tão fácil para eles dizer o que acreditam. É um ambiente muito controlado. Há algumas pessoas que foram presas.

A dissidência é mais fácil no oeste da Líbia por causa da competição entre grupos rivais. "Há muitos poderes para executá-lo, então parece mais frouxo", diz ele.

Sharksi foi forçado a fugir da Tunísia depois de ter postado um vídeo criticando a ofensiva de Haftar em Tripoli, que se tornou viral e atingiu os líbios. 

"Por que você destrói nossos sonhos e aspirações por um país estável?", Ele disse no vídeo de cinco minutos, que postou no Facebook em 19 de abril, 15 dias depois que Haftar lançou sua batalha para tomar Trípoli .

“Nós não tivemos bastante derramamento de sangue, matando o suficiente? Nós não queremos outra guerra.

Ele criticou os líbios do leste por apoiarem a tomada de Haftar pela capital, que agora se aproxima de quatro meses, com mais de 1.100 mortos e dezenas de milhares de desabrigados. Ele também criticou os líbios ocidentais por acreditarem no pior sobre seus compatriotas do leste.

"Todos na região ocidental ouviram que houve pedidos de manifestações massivas [em Benghazi] para apoiar a guerra em Trípoli", disse ele. “Nestas manifestações, nem mesmo cinco ou dez pessoas apareceram. A maioria silenciosa não participou e rejeita esta guerra ”.

As ameaças vieram rapidamente e se tornaram cada vez mais violentas. Ele foi criticado como mentiroso e traidor.

"Eu juro que você é um mentiroso", disse um comentarista. "Que Deus te amaldiçoe!"

"Nós vamos matar você", outro avisou.

Alguns eram de trolls aleatórios. Mas outros vieram de contas no Facebook com postagens e sentimentos religiosos sugerindo que eles estavam ligados às milícias extremistas armadas de influência saudita em parceria com Haftar.

Menos de uma semana depois de ter feito o vídeo, ele acabou na vizinha Tunísia, onde muitos líbios fugiram para escapar dos contínuos conflitos armados de seu país.

Ele estava certo em ser intimidado.

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now