Comissão de Cultura debate ataques a casas de matriz africana Fonte: Agência Câmara de Notícias

Ataques ocorreram durante perseguição policial ao foragido Lázaro Barbosa de Sousa em municípios de Goiás Fonte: Agência Câmara de Notícias

25/06/2021 12:16

 Tatiana Azeviche/Governo da Bahia

Religião - geral - religiões africanas candomblé Yemanjá iemanjá crenças cultura afro
Constituição Federal garante liberdade culto

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promove debate na segunda-feira (28) sobre recentes ataques e ações violentas contra casas de matriz africana.

A audiência pública ocorre às 16 horas, no plenário 7, com transmissão interativa pelo e-democracia.

O pedido para o debate é das deputadas Erika Kokay (PT-DF) e Benedita da Silva (PT-RJ). As deputadas consideraram de "cunho racista" ações policiais perpetradas recentemente contra casas de matrizes africanas na região de Águas Lindas, Girassol, Cocalzinho e Edilândia, localizadas no estado de Goiás.

As deputadas acusam as autoridades de segurança de tentarem vincular as condutas criminosas do foragido Lázaro Barbosa de Sousa aos membros desses centros religiosos. "Isso é fruto do racismo estrutural que não corresponde à religiosidade exercida nesses centros", denunciam as deputadas no requerimento para a audiência.

Elas também repudiaram afirmações das forças de segurança de que esses locais estariam servindo de abrigo ao infrator. "É extremamente grave que a polícia, durante o arrombamento das portas de umas das casas, tenha feito a vinculação desses  espaços a supostos 'rituais satânicos' que inexistem nas casas de matriz africana, o que apenas constata o total despreparo dos agentes envolvidos, além do racismo estrutural", lamentam.

Foram convidados para o debate o secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Rodney Rocha Miranda; especialistas e representantes de culturas de matriz africana. Confira a lista completa de convidados.

 

Da Redação - GM

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

47523

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now