Jorge Diehl por Ivaldo Cavalcante.Foto: Jorge Diehl.

28/06/2011 14:45

 
1) Qual foi sua primeira maguina fotografica.... e qual o fotógrafo que você mais admira?

R: Uma Pratika MTL5 com encaixe de rosca para as lentes. Admiro vários fotógrafos, cada um no seu estilo: Cristiano Mascaro, W. Eugene Smith, Sebastião Salgado, Cartier-Bresson, Maurício Lima, Anderson Schneider, Orlando Brito, Evandro Teixeira, Araquém Alcântara. Tem muita gente boa na atualidade, além dos fotógrafos clássicos que já nos deixaram. 2) Qual é a principal qualidade de um bom fotógrafo?
R: Uma pergunta difícil de responder. Entendo que existem várias qualidades, não apenas uma, além de dependerem muito da situação, estilo, finalidade. Por exemplo, um fotojornalista precisa ser rápido e dominar seu equipamento (aliás, todo fotógrafo precisa dessa qualidade); ter faro para a notícia; visão jornalística; conhecer profundamente o veículo para o qual trabalha.
Um fotógrafo documentarista precisa saber escolher um bom projeto ou tema a ser documentado; ser um pesquisador do tema escolhido; respeitar o tema a ser fotografado.
O fotógrafo publicitário precisa saber interpretar o que deseja o seu cliente; dominar o estúdio; conhecer os recursos dos softwares de imagem.

3) Vc e um dos fotografos amadores que mais ganha premios em concursos fotograficos do pais, quantos premios vc já tem em sua coleção?
R: Mais de 60 entre premiações e seleções em concursos e salões fotográficos. Meu primeiro "grande prêmio" foi um concurso fotográfico promovido pelo Lions Clube da minha cidade natal, São Leopoldo (RS), cuja primeira colocação proporcionou uma viagem para Buenos Aires. Destaco as boas colocações no Leica Fotografe (terceiro lugar e menção honrosa) e no extinto concurso da Consigo (segundo lugar). As seis publicações na revista francesa Photo também podem ser consideradas na lista de premiações. 4) Vc largaria hj seu emprego atual para sobreviver de fotografia?
R: Outra pergunta difícil de responder. Entendo que o mercado de trabalho da fotografia mudou: as grandes redações jornalísticas são coisa do passado, surgiram novas mídias que utilizam a fotografia como informação, as galerias de arte abriram as portas para a fotografia, o mercado editorial de livros descobriu a fotografia (ainda bem!), a internet espalha suas imagens pelo mundo, há uma infinidade de concursos e seleções de projetos fotográficos. Ou seja, o autor fotográfico pode hoje combinar sua arte com outra profissão.

5) Qual o seu equipamento fotografico atual?

R: Hoje tenho uma câmera Nikon D300S, quatro objetivas e um flash SB800. Pretendo trocar a lente Sigma 10-20 mm por uma Nikon similar. Com isso, todo meu equipamento será Nikon.


Jorge Diehl




Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

39460

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now