Fotografia de arquitetura: a obra dentro da obra.

15/08/2011 13:06

 

publicado em fotografia por débora cambé

A fotografia tem a fascinante propriedade de ampliar ou relegar para segundo plano aquilo que o olho humano vê, por defeito, à mesma escala. No caso das imagens de Fernando Guerra, a grandiosidade da arquitetura faz contraste com a humildade das figuras que a observam.



Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2011/07/fotografia_de_arquitetura_a_obra_dentro_da_obra_1.html#ixzz1V79X4m8f
Adega Mayor, Campo Maior, Portugal - Arq. Álvaro Siza © FG + SG

Formado em arquitetura, o português Fernando Guerra possui uma sensibilidade muito particular para retratar aquilo que o homem tão bem funde com a Natureza. Esta é, aliás, uma relação crucial na produção de boas imagens - a luz e as condições atmosféricas têm a última palavra num processo que requer paciência. Trata-se de um trabalho de mediação entre a intenção de quem faz disparar a câmara e a imprevisibilidade do que o rodeia.

O que Fernando Guerra e Sérgio Guerra iniciaram em 1999, com a criação do estúdio FG + SG, foi uma autêntica reportagem da arquitetura contemporânea portuguesa em permanente construção - não é por acaso que o site do projeto se intitula "Últimas Reportagens". Ao todo, produziram já 478 trabalhos onde podem ser vistas as obras de arquitetos de renome como Álvaro Siza Vieira, Carlos Castanheira, Manuel Graça Dias e Egas José Vieira. As fotografias são editadas regularmente em publicações nacionais e internacionais, como as revistas Casabella, Wallpaper*, Dwell, Icon, Domus e A+U.

Mas estas fotografias enquadram também o visitante "en passant", admirando a inevitável imponência do engenho humano, até porque a arquitetura não tem qualquer significado sem um contexto - ou, dito de outra forma, a arquitetura não tem qualquer significado enquanto não a inserimos num determinado contexto (de resto, o mesmo se passa em todas as vertentes da arte).

fernando guerra fotografia arquitetura
Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, Brasil - Arq. Álvaro Siza © FG + SG

fernando guerra fotografia arquitetura
Residências assistidas em Alcácer do Sal, Portugal - Arq. Aires Mateus © FG + SG

"A pessoa que passa, o carro certo ou a nuvem certa são elementos que gosto de adicionar ao que fotografo. Adicionam escala, mas acima de tudo dão-lhe sentido e fazem a ponte para o meu trabalho pessoal que sempre procurou esses elementos", revelou Fernando Guerra numa entrevista à revista portuguesa da especialidade Arq&Design.

São esses vultos, essas humildes figuras que tornam o trabalho do fotógrafo português tão distinto, afastando-o de um trabalho reduzido a documento - ou seja, da intenção de dotar a imagem de uma única função: a do realismo. Claro que convém não esquecer que, neste domínio, a objetiva está ao serviço de um cliente - o arquiteto - e que a visão artística deve aliar-se ao propósito comercial do trabalho.

Fica ao critério de cada um decidir se, neste contexto, a arquitetura está inserida numa obra maior que é a fotografia ou vice-versa; mas porque é bem mais fácil levar para casa uma fotografia em vez de um museu ou uma fachada de edifício, o estúdio FG+SG já disponibiliza várias das suas imagens para venda e coleção.

fernando guerra fotografia arquitetura
Pavilhão de Portugal Expo Saragoça - Arq. Bak Gordon © FG + SG

fernando guerra fotografia arquitetura
Capela de Santo Ovídio, Lousada, Portugal - Arq. Álvaro Siza © FG + SG

fernando guerra fotografia arquitetura
Escola de Música de Lisboa - Arq. João Luís Carrilho da Graça © FG + SG

fernando guerra fotografia arquitetura
Museu Paula Rego (Casa das Histórias), Cascais, Portugal - Arq. Eduardo Souto de Moura © FG + SG



Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2011/07/fotografia_de_arquitetura_a_obra_dentro_da_obra_1.html#ixzz1V79PTFI0

Fonte:http://obviousmag.org/

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

31963

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now