CONCURSO PRIX PHOTO WEB ALIAN?A FRANCESA .

23/08/2011 18:25

O PRIX PHOTO WEB ALIANÇA FRANCESA é um concurso de fotografia promovido pela Aliança Francesa do Brasil e a Câmara de Comércio França-Brasil.

Seu objetivo é estimular a expressão artística por meio da fotografia, registrando, através de imagens, o olhar crítico e contemporâneo da cultura franco-brasileira, além de promover o intercâmbio cultural entre o Brasil e a França.

VIVER NA FRANÇA E VIVER NO BRASIL é o tema deste segundo concurso, que privilegia o olhar sobre a essência desses dois países para além dos cartões postais.

Inspirado nos registros de BRASSAÏ, renomado fotógrafo húngaro que adotou Paris como sua cidade, o concurso busca esse olhar investigador da vida cotidiana e espontânea, mas nem por isso menos intensa, que se camufla na paisagem das metrópoles, mas também nos cenários mais recônditos.

O concurso premiará três fotógrafos: dois serão eleitos pelo júri oficial e um escolhido pelo júri popular.

 

Homenageado 2011: Brassaï

Um dos mais celebrados fotógrafos do século 20, que adotou Paris como cidade natal, Brassaï, pseudônimo de Gyula Halász (1899-1984), também trafegou pela pintura, a escultura, o desenho, o cinema e as letras.

Como fotógrafo, capturou a irreverência de Paris em imagens preto-e-branco que registram sua vida noturna sem glamour, em meio à penumbra. Ao revelar os anônimos habitantes de uma Paris que mais se assemelha a um cenário de filme noir, Brassaï expõe sua realidade para aqueles que conseguem enxergar para além do banal.

No trabalho desse artista de origem húngara, o espaço urbano é habitado pelo insólito e pelo desconhecido, pelo diferente e pelo proibido, enfim, por todos aqueles que se escondem nas sombras da Cidade-Luz.


Acesse o regulamento:

http://www.prixphotoaliancafrancesa.com/2011/regulamento

 

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

63315

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now