Por tr?s das fotografias.

07/02/2012 11:46

por Vitor Ebel

Muitos conhecem a fotografia do homem que se opôs aos tanques na China em 1989, mas quantos sabem o nome do autor desta fotografia que se tornou um marco da época? O fotógrafo americano Tim Mantoani se baseou nesta questão para fazer o projeto “Por trás das fotografias” (Behind photographs), em que retratou grandes fotógrafos portando  suas fotografias mais emblemáticas. O autor do projeto diz que estes fotógrafos não tiveram créditos suficientes e considera muito importante que as novas gerações saibam quem são as pessoas que dedicaram suas vidas à fotografia, afinal, não foram unicamente as câmeras que criaram as imagens.

Tim Mantoani utilizou o formato Polaroid 20 x 24 para os retratos, um formato exótico e quase extinto, fato que convenceu muitos muitos fotógrafos a posar para as fotografias. Com a escolha da câmera de grande formato a logística do projeto foi um desafio, muitos fotógrafos não puderam ir a seu estúdio, em San Diego (EUA), obrigando Mantoani a ir de encontro com seus fotografados.

O projeto rendeu o livro Behind photographs: archiving photographic legends (Por trás das fotografias: arquivando lendas fotográficas) disponível a venda no site do fotógrafo. Uma exposição itinerante está sendo organizada para a divulgação do projeto, Tim Mantoani trabalha no sul da Califórnia e em Nova York, é especializado em fotografia publicitária, editorial, esportes, retratos e fine arte.

mantoani.com


fonte:http://www.revistafotografia.com.br

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

42121

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now