De avi?o, fot?grafo captura beleza das 'marcas' do homem na natureza.

21/03/2014 09:38

 

 

Alex MacLean pilota o próprio avião fotografando cidades e paisagens nos EUA e outros países.

 
O resultado do trabalho do fotógrafo são imagens que investigam as marcas deixadas pela humanidade no mundo natural. Acima, o litoral de Livorno, na Itália/2007 (Foto: Alex MacLean)O resultado do trabalho do fotógrafo são imagens que investigam as marcas deixadas pela humanidade no mundo natural. Acima, o litoral de Livorno, na Itália/2007 (Foto: Alex MacLean)

O fotógrafo americano Alex MacLean registra há 30 anos paisagens americanas e em outros países de uma perspectiva diferente. Ele pilota um avião e faz fotos aéreas reduzindo cenários grandiosos ao tamanho de maquetes.

O artista, que terá suas obras exibidas na galeria Beetles + Huxley, de Londres, fotografa do alto os padrões criados por grandes lavouras, projetos de habitação estranhos cravados no meio do deserto ou cidades antigas e coloridas, bases militares, praias lotadas, entre outras paisagens.

O resultado são fotos que investigam as marcas deixadas pela humanidade no mundo natural.

MacLean é formado em arquitetura e, em entrevista à BBC Brasil, afirmou que isto foi decisivo em sua escolha pelas fotos aéreas.

'Acho que estudar arquitetura aumentou meu interesse em análises de locais, (e) a partir daí passei para a fotografia de paisagens culturais e a compreensão dos padrões de povoamento e também os impactos ambientais relacionados', disse.

Mas, o americano começou neste ramo de fotografia apenas como um trabalho para arquitetos, designers, urbanistas e ambientalistas. O trabalho se desenvolveu rapidamente em uma prática artística que o transformou em um dos mais famosos fotógrafos especializados em imagens aéreas do mundo.

'Passando tanto tempo no ar, não pude evitar e comecei a fotografar meus próprios projetos, queria expressar a beleza e o encanto da natureza e compartilhar o que eu via desta perspectiva única.'

Algumas das fotos acima foram feitas na década de 1990. MacLean disse que geralmente não planeja voltar a lugares já retratados para refazer as fotos e verificar como a paisagem muda, mas admite que, quando passa ocasionalmente por caminhos conhecidos, ele refaz algumas das imagens.

'Raramente tento reproduzir imagens do passado, a não ser com minha memória - é um processo muito mecânico recriar uma imagem exatamente (como era) e, para mim, perde-se a criatividade.'

A exposição vai até o dia 29 de março e, mais detalhes sobre as obras de MacLean estão no website http://www.alexmaclean.com

Campos floridos em Carlsbad, Califórnia em 2004 (Foto: Alex MacLean)Campos floridos em Carlsbad, Califórnia em 2004 (Foto: Alex MacLean)
Surfistas atrás de uma onda em Oahu, no Havai em 2011 (Foto: Alex MacLean)Surfistas atrás de uma onda em Oahu, no Havai em 2011 (Foto: Alex MacLean)
O trabalho se desenvolveu rapidamente em uma prática artística que o transformou em um dos mais famosos fotógrafos especializados em imagens aéreas do mundo. Na foto, carros embrulhados em Emden, Alemanha/2012 (Foto: Alex MacLean)O trabalho se desenvolveu rapidamente em uma prática artística que o transformou em um dos mais famosos fotógrafos especializados em imagens aéreas do mundo. Na foto, carros embrulhados em Emden, Alemanha/2012 (Foto: Alex MacLean).FONTE:http://g1.globo.com/natureza/

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

98468

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now