O Fotojornalista Bento Viana lan?a o livro ?DO C?U, BRAS?LIA? na Fnac do ParkShopping na pr?xima quarta-feira

08/04/2014 13:36


Divulgação.

Divulgação.

O fotógrafo Bento Viana levou dois anos no processo de captação de imagens que integram seu primeiro livro independente, intitulado Do céu, Brasília, que ganha uma série de lançamentos em abril. Em quase cem horas de voo foram captadas mais de trinta mil imagens, das quais foram selecionadas 210 fotos, que ganharam textos do próprio Bento Viana, da fotógrafa e curadora Zuleika de Souza e do poeta e jornalista Tetê Catalão. As legendas das fotos foram feitas por Patricia Herzog e Tatiana Petra, do projeto Experimente Brasília.

“Cheguei em Brasília em 1979, aos oito anos. Desde então, sou impactado pelo azul do céu que parece não ter fim, o vermelho do barro dos vastos espaços ainda não construídos, o verde na plenitude das chuvas e o amarelo forte da luz do sol durante o período de seca no cerrado”, conta o apaixonado Viana, também geógrafo por formação, a quem a fotografia ensina como “escrever com a luz”.

2. Do céu, Brasília_Foto © Bento Viana_ Lago Paranoá e Ponte JK

 

“Do alto, os desenhos de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer fazem mais sentido em minha cabeça. Me encanto com os jardins de Burle Marx voando sobre a Praça das Fontes, no Parque da Cidade, e a Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano. Encontro uma pirâmide projetada por Niemeyer e vejo a maestria de seu relevo externo, desenhado pelo escultor Athos Bulcão, no Teatro Nacional. O Museu da República visto de cima me trouxe a leveza que o concreto pode ter dentro de toda sua densidade. À tarde, a cidade volta a se colorir para a chegada da noite. As luzes da cidade se acendem e a Esplanada dos Ministérios parece uma grande pista de pouso”. Conta o fotógrafo ao reafirmar a homenagem à Brasília.

3. Do céu, Brasília_Foto © Bento Viana_ Espalanada dos Ministérios ao anoitecer

 

O lançamento ocorre em três ocasiões. A primeira será no dia 15 de abril, em um encontro para convidados no Espaço Gourmet do ParkShopping, onde haverá uma exposição de fotos que ficará no local até o dia 30 do mesmo mês. O público poderá apreciar 44 imagens, 26 fotos ganharam expositores verticais com 90 cm de altura e 18 expostas horizontalmente, com a vista de cima, para que os visitantes tenham a vista aérea, como no olhar do fotógrafo ao sobrevoar a cidade e dos projetistas Oscar Niemeyer e Lúcio Costa em suas plantas baixas.

O segundo lançamento será no dia seguinte, 16 de abril, às 19 horas, na Fnac do ParkShopping, com animação do DJ Barata, um dos fundadores do Sistema Criolina, reconhecido pelo público e mídia nacional e internacional – especialmente nos países onde fizeram turnê – não só pela produção de eventos que abordam as novas linguagens da música brasileira e mundial, como pela animação das apresentações, qualidade musical e diversidade cultural. No projeto, a cultura brasileira e suas influências são apresentadas com profundidade.

Já no dia 18, às 19h30, será a vez de lançar “Do céu, Brasília” na Livraria Cultura do CasaPark, em noite de autógrafos.

10. Do céu, Brasília_Foto © Bento Viana_Amanhcer em Brasília_Três pontes

Serviço: “Do céu, Brasília”
Formato: 23 x 32cm, com capa dura e sobrecapa
Fotos: Bento Viana © 2014
Obra bilíngue (português e inglês)
Preço: R$ 165 e comercializada também por e-commerce, pelo site www.benditobrasil.com.br.Fonte:http://www.achabrasilia.com/

 

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

19894

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now