PM promove passeio cicl?stico semanal em Ceil?ndia.por Gabriela Moll, da Ag?ncia Bras?lia.Foto: Andre Borges

08/04/2015 09:29

 Iniciativa do batalhão local pretende aproximar comunidade e polícia por meio do esporte. Participantes trafegam em 20 quilômetros de ciclovias com escolta

Foto: Andre Borges/Agência BrasíliaPM promove passeio ciclístico semanal em Ceilândia
 

Cerca de cem ciclistas participaram, na noite desta terça-feira (7), da primeira edição do Pedal Noturno de Ceilândia, promovido pelo 10º Batalhão de Polícia Militar do DF. Parte da programação do aniversário de 44 anos da região administrativa, o evento abre o ciclo de passeios semanais. “É uma forma de incentivar o esporte e manter a comunidade próxima do batalhão”, afirma o comandante Meirelles, responsável pela operação. “Percebemos que as pessoas usam muito as ciclovias para trabalhar, mas queremos transformá-las em espaço de lazer.”

Todas as terças-feiras, os interessados poderão reunir-se em frente ao batalhão, localizado no Setor de Indústria do Setor O, e percorrer 20 quilômetros com escolta policial. “Queremos desmistificar o medo da população em transitar nas ciclovias durante a noite”, ressalta Meirelles. Ao mesmo tempo em que os ciclistas praticam o esporte, a polícia aproveita para fazer o policiamento local. O efetivo para o passeio conta com quatro motos e duas viaturas.

Muitas pessoas da comunidade se mobilizaram para participar do Pedal Noturno. A professora e moradora de Ceilândia Cristiane Rocha, de 34 anos, comprou uma bicicleta só para o evento. “É um incentivo para vir mais vezes”, explicou. O comerciante Luiz Ricardo Santana, de 24 anos, não costuma pedalar com frequência, mas adora o esporte: "Agora que temos garantia de segurança, vou vir toda semana”. Já a balconista Marisa Lopes, de 29 anos, pedala todos os dias e viu a iniciativa como oportunidade para os ciclistas. “Infelizmente, as ciclovias da cidade são usadas para tudo, menos para andar de bicicleta; o jeito é se arriscar nas ruas”, criticou.

SegurançaOs inscritos para a primeira edição do passeio ciclístico receberam kits com garrafa de água, camiseta e luz de sinalização e doaram 200 quilos de alimentos. Para as próximas edições, não será necessário fazer inscrição nem doação. O evento será aberto e gratuito a toda a comunidade com largada e chegada no 10º Batalhão.

O batalhão conta com efetivo de aproximadamente 400 policiais militares e foi inaugurado em dezembro de 2014 para reforçar o policiamento na região e acelerar o atendimento das ocorrências. Comandante Meirelles lembra que segurança é prioridade no evento: “É importante que o ciclista use capacete, luvas, roupas de cores claras e luzes de sinalização”.

Detran
No caso de grupos de ciclistas que queiram fazer passeios coletivos em vias públicas, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) avisa que o itinerário deve ser informado ao Detran-DF com, no mínimo, 30 dias de antecedência. “É necessário afinarmos as condições com órgãos de trânsito e de segurança pública para garantirmos a integridade de todos os envolvidos”, esclarece o chefe de fiscalização do Detran, Silvain Fonseca.


Pedal Noturno do 10º Batalhão de Polícia Militar do DF
Todas as terças-feiras, às 20 horas
Aberto e gratuito a toda a comunidade
Concentração na sede do batalhão (Setor de Indústria do Setor O, Quadra 1, Ceilândia Norte)

Veja a galeria de fotos:

  

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

12189

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now