Esta??es do metr? agora t?m wi-fi,por Paula Oliveira, da Ag?ncia Bras?lia.Foto:Toninho Tavares

22/04/2015 10:20

Internet pública GDF Sin@l Livre foi estendida para os terminais Central, Galeria, Feira e Águas Claras. Os outros 20 terão rede sem fio gratuita até o fim do ano

Paula Oliveira, da Agência Brasília
Foto: Toninho Tavares/Agência BrasíliaEstações do metrô agora têm wi-fi
 

Passageiros que estiveram hoje (21) nas Estações Central, Galeria, Feira e Águas Claras do metrô puderam acessar a internet gratuitamente. Não precisaram nem mesmo fazer cadastro. A rede sem fio nos terminais é totalmente livre e tem velocidade de 1 megabyte.

Cada estação terá, em média, nove pontos de acesso, sendo um na bilheteria. O raio de alcance é de aproximadamente 40 metros, o que abrange toda a extensão das plataformas. Com essa estrutura, é possível atender cerca de 800 usuários nas estações menores e até 1,2 mil nas de maior movimento. "É uma forma de garantir maior acesso da população a informações que estão na rede", disse o presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), Marcelo Dourado.

O governador Rodrigo Rollemberg esteve na Estação Central nesta tarde para inaugurar a rede. "Vamos usar a ciência, a tecnologia e a inovação para melhorar a vida de todos que moram em Brasília, seja no Plano Piloto, em Samambaia ou em qualquer região administrativa."

Por enquanto, a rede não funciona dentro dos trens. Os dez veículos que serão comprados ainda em 2015 para reforçar o sistema de transporte virão com tecnologia para garantir internet durante o percurso. Além disso, o Metrô-DF pretende estender o sinal do wi-fi para as outras 20 estações de Brasília até o fim deste ano.

Força-tarefaA iniciativa foi possível porque vários órgãos se juntaram para que a promessa de campanha — de elevar o acesso à internet — começasse a se tornar realidade. Foram responsáveis pela instalação da rede o Metrô-DF, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Secretaria de Gestão Administrativa e Desburocratização. A instalação dos roteadores custou ao governo de Brasília R$ 180 mil. A estrutura e os cabos ópticos já haviam sido comprados no ano passado e o processo estava parado desde então.

Nesta terça-feira também passou a funcionar o aplicativo Metrô-DF. Quem tiver smartphones e tablets pode baixar o programa para ter acesso a informações sobre o funcionamento dos trens, a previsão de tempo de cada viagem e os itinerários. O aplicativo passará a ser compatível com os aparelhos com sistema iOS até o fim de maio.

Presente de aniversárioA inauguração da rede ocorreu durante as festividades para comemorar o aniversário de 55 anos da capital da República — celebrado hoje, 21 de abril. A Estação Central do metrô estava em festa. A cada 15 dias, ocorre o projeto Estação Metrô Cultura, com apresentação de grupos musicais, de dança e todo tipo de arte gratuitamente na Rodoviária do Plano Piloto.

O governador Rodrigo Rollemberg fez questão de prestigiar os grupos de dança que se apresentaram hoje. "Brasília tem esse astral bom, essa diversidade cultural que encanta todos."

Veja a galeria de fotos:

  

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

79869

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now