Abertura da Exposi??o "Ensaios sobre o Tempo" de Arthur Monteiro, Henry Mac?rio e Isabela Lyrio retrata o tempo, a cidade e seus habitantes.

Mostra come?a dia 22, na Galeria Olho de ?guia em Taguatinga, e fica em cartaz at? dia 10 de agosto

19/07/2015 11:46

-- Depois de passar pelo Plano Piloto, inicia a itinerância da exposição Ensaios sobre o Tempo, que retrata as ruínas da jovem capital brasiliense, sua história e os contrastes entre utopia e realidade. A jornada começa em Taguatinga, na Galeria Olho de Águia. 

 

Os fotógrafos do Coletivo Punctum Arthur Monteiro, Henry Macário e Isabela Lyrio registraram a realidade de pioneiros da construção de Brasília, a abandonada piscina de ondas do Parque da Cidade e a deterioração da W3 Sul. O resultado é um trabalho recheado de memórias e interferências provocadas pelos próprios moradores das cidades. 

 

O projeto usa a fotografia como ferramenta e como o próprio objeto a ser fotografado. Tudo começou com cada um dos fotógrafos documentando um tema de sua escolha: Arthur teve como foco os pioneiros; Henry, a piscina de ondas; e Isabela, a W3 sul. Dezoito dessas fotografias foram ampliadas em grande formato e coladas em locais públicos, em várias cidades do DF, em agosto de 2014. Durante os nove meses seguintes, os artistas fotografaram o desgaste das imagens nas ruas e registraram a receptividade às imagens e sua deterioração com o tempo.

 

 Subjetivamente, exploraram as sutilezas de seus temas, com poesia, beleza e realidade, einvestigaram o processo de transformação da cidade graças à intervenção de seus moradores. “Brasília é uma cidade nova, mas tem suas (muitas) ruínas. Essas paradoxais ruínas precoces levam a pensar na história da capital e nos contrastes entre utopia e realidade. Mas instigam, também, reflexões que vão além do concreto. Uma delas é a formação das memórias afetivas e seu papel na construção das nossas visões – sempre plurais – da realidade”, afirmou Usha Velasco, curadora da exposição.  

 

Depois de Taguatinga, a exposição segue para outras quatro regiões administrativas (Planaltina, Vila Telebrasília, Núcleo Bandeirante e Candangolândia). Na página do projeto pode-se acompanhar a agenda de atividades.

 

O projeto tem recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e foi concebido pelo Coletivo Punctum, formado em 2007. O livro resultante do projeto estará à venda no local da exposição.

 

 

Serviço:

Ensaios sobre o Tempo

Data: 22 de julho a 10 de agosto 

Local: Galeria Olho de Águia - Cnf 01 Ed. Praiamar - Bloco D loja 12 - Taguatinga Norte

Horário de funcionamento: Terça a sabado, das 14h às 00h

 

 

Mais informações:

Isabela Lyrio (9127-2525)

Facebook: https://www.facebook.com/ensaiossobreotempo

Blog: http://ensaiossobreotempo.tumblr.comhttps://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xat1/v/t1.0-9/https://scontent-gru1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xtp1/v/t1.0-9/https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xtp1/v/t1.0-9/https://scontent-gru1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

84797

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now