a Kombi que leva fotografia ?s comunidades

Luciano Candisani, fot?grafo de natureza h? 12 anos, recebeu cinco Pr?mios Abril de Jornalismo por trabalhos publicados pela National Geographic. ? autor de cinco livros e centenas de mat?rias em v?rios pa?ses. Em 2007, foi nomeado membro permanente da p

25/05/2011 09:13

Encontro com Alice, a Kombi que leva fotografia às comunidades

Luciano Candisani - 24/05/2011

Uma Kombi-casa chamada Alice, um punhado de câmeras digitais e paixão por fotografia. Eis as ferramentas usadas por Ines Calixto e Franco Hoff para levar  a arte fotográfica a crianças de comunidades espalhadas pelo Brasil. Eles já percorreram milhares de quilômetros ministrando oficinas e ainda têm mais dois anos de estradas pela frente.
 
Semana passada, numa dessas boas surpresas de viagem, encontrei Alice e seus tripulantes estacionados no Porto de Corumbá, às margens do rio Paraguai. Coincidentemente, embarcamos juntos em uma expedição do Instituto Homem Pantaneiro para a região da Serra do Amolar, na fronteira com a Bolívia. Ao longo das muitas horas no barco, conheci cada detalhe do projeto do casal de fotógrafos. Mas só fui mesmo entender o alcance do trabalho deles quando paramos em uma comunidade ribeirinha. Ali, pude ver o brilho nos olhos de uma menininha que pela primeira vez teve a chance de fotografar o mundo ao seu redor - e o fez de forma magistral, diga-se!

Naqueles olhinhos brilhantes ficou claro que Alice não é apenas um carro pitoresco em viagem pelo país. Sua lataria  encerra os sonhos de quem teve a coragem de soltar as amarras e partir para  ver o mundo com os próprios olhos. E insiste em acreditar que pode faze-lo melhor.

Nos próximos dois anos, muitas crianças de comunidades isoladas do Brasil terão a chance de conhecer a fotografia. A oportunidade já está a caminho, a bordo de uma Kombi chamada Alice.

Acompanhe a viagem de Alice pelo endereço www.historiasdealice.com.br

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

  • Idemar Jos

    25/05/2011 10h20

    A vontade de fazer e partir para a luta, acontece o fluir do resultado esperado e inesperado nas conquistas de cada um. Esse trabalho ? maravilhoso no repassar conhecimentos a quem talves nunca teria essa oportunidade e que atrav?s da mesma mude o amanh? de v?rias pessoas. Parab?ns a esse aben?oado Casal.

    Claudio Reis

    25/05/2011 10h12

    Que maravilha, gostaria de fazer o mesmo! Alice vai encantado todos pelo seu caminho. Boa viagem

Comentários

Escrever Comentário

42670

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now