? HOJE!!Forma??o em Pedagogia Gri? une educa??o e tradi??o oral.Local: Espa?o Imagin?rio Cultural (QS 103, Conjunt 05, Lote 05, Samambaia Sul)

02/12/2015 09:04

-- Formação em Pedagogia Griô une educação e tradição oral

Curso direcionado a educadores propõe integrar o ensino formal com a tradição oral. Esse será o terceiro encontro em Brasília


O grupo Casa Moringa organiza em Brasília mais um módulo da Formação em Pedagogia Griô, proposta de educação que busca integrar o ensino formal e a tradição oral. Será entre os dias 2 e 5 de dezembro, no Espaço Imaginário Cultural, em Samambaia, com o tema “O que é um Griô?”. Ofertado por módulos independentes, o curso segue em continuidade a outros dois módulos, realizados em Brasília nos meses de maio e agosto por Marcio Caires e Lillian Pacheco, do Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, de Lençóis. 

A formação é direcionada a professores, educadores e articuladores populares, sociais e ambientais. Este módulo do curso será ofertado na quarta e quinta, das 19h às 22h30h, no Espaço Imaginário Cultural; na sexta, em escola pública no período da manhã e tarde; e, no sábado, pela manhã, o encerramento será no Sítio Geranium, também em Samambaia. Todos os espaços são locais que já buscam trabalhar a educação além do formato convencional. 

A Pedagogia Griô tem como proposta integrar o ensino formal e a tradição oral. Em Brasília, o curso é organizado pelo grupo cultural Casa Moringa, de Taguatinga, que realiza há anos vivências e oficinas referenciadas na educação popular e também nas metodologias da pedagogia griô, baseadas na vivência com mestres de tradição oral. 

Informações: www.casamoriga.com.br
Inscrições: lumeireles@casamoringa.com.br 


A PEDAGOGIA GRIÔ

A Pedagogia Griô foi criada por Líllian Pacheco em 2001, a partir de sua experiência como educadora, escritora, idealizadora e coordenadora pedagógica do projeto Grãos de Luz e Griô, em parceria com Márcio Caires, educador e griô iniciado pela tradição griô do Mali e do Brasil. Propõe a vivência e o diálogo entre a tradição oral e educação formal, entre e entre todas as idades e raízes étnico-raciais. Coloca a identidade e ancestralidade no centro da roda e a cultura como estruturante para a educação.

Entre os referenciais teóricos e metodológicos estão a educação biocêntrica, de Ruth Cavalcante e Rolando Toro; a educação dialógica, de Paulo Freire; a educação para as relações étnico-raciais positivas, de Vanda Machado; a arte educação comunitária, de Carlos Petrovich; a educação que marca o corpo, de Fátima Freire; a produção partilhada do conhecimento, de Sergio Bairon; e a pedagogia de todas as expressões culturais de tradição oral, principalmente de raízes afro-indígenas. Sobre o Grão de Luz >> www.acaogrio.org.br.

FACILITADORES
Líllian Pacheco – Educadora, escritora e criadora da Pedagogia Griô; Idealizadora e coordenadora dos projetos Grãos de Luz e Griô, Ação Griô Nacional, Trilha Griô, Curso de Pós Graduação na Pedagogia Griô – USP, Universidade Griô, Prêmio Griô na Escola, na Internet e na TV; autora de diversos livros e artigos sobre a Pedagogia Griô.

Márcio Caires – Educador, pós graduado em antropologia, co-criado da Pedagogia Griô, Griô iniciado nas tradição griô no oeste da África, e nas tradições orais de raízes afro-indígenas do Brasil; Coordenador dos projetos Grãos de Luz e Griô, Ação Griô Nacional, Trilha Griô e Universidade Griô.

FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA GRIÔ – MÓDULO “O QUE É GRIÔ?”
Dias e Horários02 e 03/12 - 19h às 22h30
04/12 - 9h às 11h e 13h às 17h
05/12 - 9h às 12h
Local: Espaço Imaginário Cultural (QS 103, Conjunt 05, Lote 05, Samambaia Sul)
Inscrições: lumeireles@casamoringa.com.br
Telefone: 61 8110.7383 / 3551.8115
Informações: www.casamoringa.com.br 
Evento: www.facebook.com/events/1542168916098831
Exibindo pedagogiagriobrasilia_foto-keyane-dias.JPG

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

64030

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now