ACOA -Associação Cultural Olho de Águia apresenta 30 anos de Invenção.Fotos:Ivaldo Cavalcante.Local: Galeria Olho de Águia Endereço: CNF1, Ed. Praiamar, Bl. D, Praça da CNF – Taguatinga Norte Hora: 20h Entrada: Franca

Artistas e pensadores de Brasília se reúnem em Taguatinga para rememorar a história do Ponto de Cultura Invenção Brasileira

20/08/2016 15:22

 30 anos de Invenção

Artistas e pensadores de Brasília se reúnem em Taguatinga para rememorar a história do Ponto de Cultura Invenção Brasileira
Ao refletir sobre a história cultural de Taguatinga e de Brasília é improvável não referenciar o Ponto de Cultura Invenção Brasileira. Em 2016, a instituição celebra 30 anos de trabalho fundamentado nas culturas populares e tradicionais, na educação, tecnologias livres e economia solidária, tendo como carro chefe o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste.
Para celebrar essas três décadas de vida, na próxima quinta-feira, 25 de agosto, será realizada a Roda de Prosa Invenção Brasileira 30 Anos. O encontro é uma das etapas de uma extensa pesquisa. A roda será realizada na Galeria Olho de Águia, na Praça da CNF de Taguatinga. A partir das 20h, com entrada franca e livre.
Além de Chico Simões, do Mamulengo Presepada, um dos fundadores do projeto, serão convidados especiais artistas e militantes que fazem parte dessa história, como o fotojornalista e anfitrião da Galeria, Ivaldo Cavalcante; o mímico Miquéias Paz; o poeta TT Catalão; a artesã Tetê Alcândida; os diretores teatrais Humberto Pedrancini, Zé Regino, entre outros.

Livro e DVD

O projeto Invenção Brasileira 30 Anos realiza em 2016 uma extensa pesquisa sobre a história do ponto de cultura, seus desdobramentos e parcerias. Uma trajetória que perpassa a própria história política, cultural, econômica e social da cidade de Taguatinga e de Brasília. A pesquisa irá culminar no lançamento de um documentário e de um livro, previstos para novembro deste ano.
O projeto produzirá um conjunto de depoimentos dos artistas, militantes e pensadores que, em diferentes momentos e de diferentes formas, fizeram parte desses 30 anos de Invenção. A pesquisa é coordenada pelo brincante Chico Simões, pela cientista social, cineclubista e educadora Flávia Felipe e pelo antropólogo Marcelo Manzatti, com diversos colaboradores.

O Invenção

O Ponto de Cultura Invenção Brasileira é referência do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. Foi fundado em 1986, como Grupo de Teatro Mamulengo Presepada, a partir do Grupo Retratos, atuante nas décadas de 70 e 80. Com o passar dos anos, integrando ações de um universo mais amplo, ganhou nova dinâmica, firmando sua sede no Mercado Sul de Taguatinga.
O Invenção foi também pioneiro no processo de revitalização do antigo Mercado Sul, hoje conhecido como Beco da Cultura, e sua ressignificação enquanto um espaço urbano saudável, vivo e cultural. Essa semente deu frutos que hoje culminaram no atual movimento de ocupação Mercado Sul Vive, realizado colaborativamente por uma nova geração de artistas, comunicadores e ativistas do DF.

Tradição e patrimônio

O Mamulengo, ou Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, foi reconhecido em 2015 como patrimônio cultural imaterial brasileiro, pelo Iphan. O Distrito Federal é o único território, fora do Nordeste, incluído no Inventário. Grande parte desse feito está vinculado ao Invenção Brasileira. Além de sede do grupo Mamulengo Presepada, o Invenção gestou o nascimento de vários grupos do mamulengo no DF e que já caminham pelo mundo sob a benção dessa tradição, como o Mamulengo Sem Fronteiras e o Mamulengo Fuzuê.
SERVIÇO
Roda de Prosa Invenção Brasileira 30 Anos 

Local: 
Galeria Olho de Águia
Endereço: CNF1, Ed. Praiamar, Bl. D, Praça da CNF – Taguatinga Norte Hora: 20h
Entrada: Franca
Classificação: Livre
Contato: 61 9.9325.8037 ou 9.9966.8037 
Informações: www.pareiacomunicacao.com.br
Mais: www.facebook.com/InvencaoBrasileiras
 

 

 

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

89318

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now