“Não é porque o pai é rico que o filho é rico, ele precisa fazer a riqueza dele” por Içami Tiba

Fonte:https://provocacoesfilosoficas.com/nao-e-porque-o-pai-e-rico-que-o-filho-e-rico-ele-precisa-fazer-a-riqueza-dele-por-icami-tiba/?fbclid=IwAR2h3jRFlsz0u6XXlM-Dle8TEko83Q9W7qHa5wyltSdSFd6HcMWL76gAH7w

08/03/2022 22:01

 Em uma participação no programa Todo Seu, Içami Tiba chama a atenção de pais que dão tudo aos filhos e assim não permitem que tenham suas próprias conquistas. Confira abaixo a transcrição do trecho no qual ele fala sobre o assunto.

“Quando os pais colocam os filhos como príncipes, é como se eles próprios fossem reis. Então esses reis colocam o que é deles como se fosse dos filhos. Esse é um grande erro, pois o filho não tem nada; este vai ter que construir o que é seu, o seu futuro.

Não é porque o pai tem algo que o filho também é rico; este último terá que se fazer rico. Se os pais dão a riqueza pronta ao filho ele fica com direitos à riqueza, mas sem construir a riqueza, e riqueza de qualquer ramo, seja afetiva, relacional etc.

Nesse sentido, quando os pais querem que os filhos sejam empreendedores, por exemplo, eles estão dizendo que os filhos devem aprender, então estão abrindo o mundo dos filhos para outras possibilidades. O empreendedor é aquele que esbarra em uma dificuldade e não abandona o seu projeto, ao contrário, ele analisa como pode superá-la.”

Transcrição feita e adaptada pelo Provocações Filosóficas do trecho do programa Todo Seu – Educação dos Filhos com Içami Tiba.

Confira na integra:

Içami Tiba foi um médico psiquiatra, psicodramatista, colunista, escritor de livros sobre Educação, familiar e escolar, e palestrante brasileiro. Professor em diversos cursos no Brasil e no exterior, criou a Teoria da Integração Relacional, que facilita o entendimento e a aplicação da psicologia por pais e educadores.

Como palestrante Tiba também já fez mais de 3.200 participações de eventos do gênero, tanto no Brasil como em outros países.

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentrios

Escrever Comentrio

6166

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now