Loja de cara nova``` , com fine arts da série Idílio, já foi lá ver? Agora vc pode comprar suas fine arts no cartão, boleto ou pix e lotar aquela parede vazia da sua casa com arte local, engajada e inspiradora!! 🖤 https://catalogo.claricegoncalv

10/09/2022 12:41

Nascida em 1985, no DF, Clarice Gonçalves Graduou-se em 2008  Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília. Em 2004 começou a expor, tendo recebido, em 2010, o Diploma de Excelência no 9th female artist’s art anual award – Art Addiction online Gallery – London. Em 2008 foi premiada no 13o salão dos Novos Artistas em Santa Catarina, neste mesmo ano teve três obras censuradas num espaço institucional de Brasília. 2012 foi o ano de sua primeira individual em São Paulo. 2013 o ano de nascimento de seu filho.

Clarice Já participou de mostras coletivas em Londres e Nova Yorque, e de feiras no Rio (Artigo) e em São Paulo (Parte) e fez sua primeira atuação em uma mostra paralela á 12a Bienal de Havana, em 2015. Em 2014 lançou seu primeiro livro “Clarice Gonçalves – O som do silêncio”, pela editora Briquet de Lemos, com curadoria e textos de Graça Ramos e também textos de Juliana Monachesi e Mário Gioia. Foi em 2016 foi selecionada para o o prêmio Vera Brandt e em 2019 para o salão mestre d’armas. Possui obras na Casa das Américas, em Havana-Cuba, no acervo do Museu de arte de Joinville, SC, e na Galeria de Arte da Universidade de Goiás (FAV),GO.

Além de sua pesquisa em Pintura, Clarice ao longo dos anos se enveredou também pela escultura em cerâmica e gastronomia, o que a aproximou de movimentos como o slow food, das plantas comestíveis não convencionais e processos como a fermentação de alimentos orgânicos e sustentáveis. Em 2018 foi premiada pelo Instituto lixo zero com o título Atitude cidadã, por sua atuação em prol da reutilização de vidro no DF.

Clarice idealizou e em 2019 realizou a mostra Matriz, com sua produção pós maternidade e fecundou o Coletivo Matriz, que começou num ateliê montado no anexo do museu, com brinquedoteca e cuidadoras para receber as artistas preferencialmente mães convocadas via edital aberto. Cada artista recebeu pró labore e orientação para a produção de obras relacionadas á maternidade, que foram expostas contiguamente a mostra Matriz. Artista indicada ao prêmio pipa 2022. Clarice vive e trabalha em Taguatinga – DF.

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

10584

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now