Dino adota o controle nas contratações de software do Ministério da Justiça

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, liderado pelo ministro Flavio Dino, anunciou que a compra de programas de computador para investigações estará sujeita a novas regras. Em uma portaria publicada no Diário Oficial da União, o poder de decisão so

09/03/2023 18:16

 Acabou a era em que o Ministério da Justiça comprava programa de computador para investigar sabe-se lá o quê e a quem. O ministro, Flavio Dino, concentrou o poder de decidir sobre determinada contratação de software ao seu Secretário-Executivo, Ricardo Capelli. A decisão foi anunciada hoje (09), em Portaria MJSP Nº 316 publicada no Diário Oficial da União. Em eventual aquisição de programas de computador, será obrigatório o gestor demandante informar ao ministério, “a indicação da política pública ou do serviço público que será atendido pelo software objeto da contratação”.

O ministro determinou ainda, que no encaminhamento das informações à Secretaria-Executiva, isso esteja formalizado em documento contendo a “justificativa da contratação e os resultados pretendidos”, além da “estimativa de custos da contratação”.

“Aplica-se o disposto nesta Portaria a todos os órgãos integrantes da estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública, inclusive aqueles que possuam Órgãos Correlatos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação – SISP, nos termos do Decreto nº 7.579, de 11 de outubro de 2011”, informa o parágrafo único desta portaria.

Que deixa claro que, mesmo sendo um organismo da área de Segurança Pública, sendo vinculado diretamente ao ministério estará obrigado a encaminhar as informações sobre intenção de compra de softwares para avaliação prévia da cúpula ministerial.

O que deixa subentendido que será o fim da aquisição de software espião por unidades vinculadas ao MJ, sem que ninguém saiba exatamente contra quem ele será utilizado. Durante o Governo Bolsonaro algumas soluções chegaram a ser cogitadas mas acabaram canceladas, após denúncias da imprensa de que esses softwares espiões seriam usados contra adversários do governo e jornalistas.

Veja a íntegra da portaria no link a seguir: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-mjsp-n-316-de-8-de-marco-de-2023-468767967

 

Fonte: https://capitaldigital.com.br/dino-adota-o-controle-nas-contratacoes-de-software-do-ministerio-da-justica/

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

53315

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now