ESTAÇÃO CERRADO TRAZ VALORIZAÇÃO DA ARTE TRADICIONAL DO DF E ENTORNO.Foto:Cleves Abreu

Projeto oferece oficinas de artesanato e atrações culturais Abertura neste sábado (1), das 9 h às 18h, na Torre de TV. Tudo de graça

30/08/2018 08:03

 

A Feira de Artesanato da Torre de TV de Brasília receberá,  de setembro a dezembro, a 1ª edição do Estação Cerrado, uma iniciativa aprovada pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF), pensada para valorizar os produtores tradicionais de artesanatos da região, bem como as suas peças personalizadas. Também visa abrir espaço para grupos culturais do DF e entorno.

A proposta é fazer com que o público compreenda o processo artesanal desses produtos e valorize os saberes tradicionais. Para tal, o Estação Cerrado traz em sua programação oficinas, vivências e manifestações culturais que fazem parte da identidade brasiliense como  o Bumba Meu Boi do Seu Teodoro, Seu Estrelo e o Fuá de Terreiro, a dança Moçambique e o Grupo de Teatro de Rua Scutum. Na oferta de  oficinas, estão  as técnicas de amarrações de turbantes,  a modelagem em argila e produções de peças étnicas e adereços. Tudo de graça.

 

Na abertura, neste sábado (1), das 9 horas ao meio-dia, será realizada  a Oficina de Flores, ministrada pela artesã Mirian Barbosa Gomes da Costa, que ensinará técnicas para a produção de flores em tecidos de algodão  tingido naturalmente com folhas de eucalipto.  É  um tingimento sem aditivos químicos.  O foco da oficina são  as flores. E será usado o tecido, agulha e linha e um fio também de algodão  para montar a peça. A segunda do dia, das 13 às 16 horas,  será  a Oficina de Cerâmica, conduzida pelo ceramista  Luís Carlos Martins, com a participação do assistente José Adailton Oliveira, que dará o passo a passo de modelagem em argila, para iniciantes, sem experiência.

A inclusão também é ponto alto do projeto. Pessoas com necessidades especiais poderão participar do dia do evento, na Oficina de Cerâmica, e contar com o auxílio da intérprete de libras, Iara Célia Lourenço de Abreu.  “ Tivemos o cuidado de elencar  artesãos do Distrito Federal e Entorno para dar visibilidade à produção, às  técnicas e valorizar  peças produzidas com  recursos do cerrado. Outro compromisso foi com o público com necessidades especiais, reservamos esta oficina de modelagem em argila para nos dedicarmos a eles com atenção exclusiva", explica a coordenadora das oficinas, Daiane Souza Alves.

A expectativa do produtor executivo, Julio Cesar Pereira, é que o trabalho de um artesão seja valorizado no processo, sabendo-se da dificuldade e dedicação que é fazer cada peça, conhecendo os saberes tradicionais das pessoas que vivem por meio dessa arte. "Estamos em uma região onde a maior parte das pessoas veio de outros estados, trazendo suas identidades étnicas, habilidades e aqui uniram seus saberes dando identidade à arte brasiliense", justifica o produtor.

O dia será encerrado com a apresentação do  Grupo de Teatro de Rua Scutum, com Wellington Abreu, Juca Violeiro e Rodrigo Lélis, tocando e encantando o público com músicas do cancioneiro popular brasileiro. Ao final, haverá apresentação da peça A Baba da Onça Pintada. O Teatro Scutum tem uma década de existência e promove aos espectadores momentos únicos de participação no espetáculo. Com narrativas da diversidade brasileira, criam uma identificação  com o público, ao trazer à tona o cômico do cotidiano e as surpresas do lúdico. A apresentação do grupo será às 16h, saindo em cortejo pela Feira da Torre de TV até a tenda onde ocorrerá a apresentação final.

Todas as ações da 1ª edição do Estação Cerrado têm  acesso liberado. As inscrições para as oficinas também são gratuitas, mas as vagas são limitadas a 50 pessoas com idade a partir de 15 anos. As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo e-mail:estacaocerrado2018@gmail.com. Basta encaminhar o nome completo, a idade, um contato telefônico e aguardar a confirmação.

PROGRAMAÇÃO

1º de Setembro

09h-12h - Oficina de Flores  

13h-16h - Oficina de Cerâmica

16h - Show do Grupo de Teatro de Rua Scutum

 

6 de Outubro

09h-12h - Oficina de Acessórios étnicos

13h-16h - Oficina de Instrumentos 

16h - Bumba Meu Boi do Seu Teodoro

 

10 de Novembro

09h-12h - Oficina de Acabamentos em Peças Artesanais

14h-16h - Consultoria acabamento e qualificação das peças artesanais

16h - Show do Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro 

 

15 de Dezembro

09h-12h - Oficina de turbantes étnicos 

14h-16h - Consultoria Visão estratégica de mercado e propagação de técnicas e produtos por meio de marketing

16h - Show de Moçambique

 

Todas as atividades serão gratuitas. As oficinas serão aplicadas mediante inscrição e têm vagas limitadas. Informações: facebook.com/estacaocerrado 

estacaocerrado2018@gmail.com 

(61) 9 8464 5403 / (61) 9 9232 0119

 

 

Informações à imprensa

Tato Comunicação

(61) 3263-8916 / 3263-5597

Michelle Souza (61) 99387-1010

michellesouza.tato@gmail.comA imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livreA imagem pode conter: 1 pessoa, barba e comida

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

56293

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now