E Hoje!! Exposição: "Contrastes" do Artista Plástico Renato Mocundirê.Pelo Projeto Artista do Bairro.Partir do dia 02/09 a 16/local: Galeria olho de Águia.Fotos:Luiz Alves

02/09/2017 10:33

A Galeria Olho de Águia, em Taguatinga, tradicionalmente atuante no campo da fotografia, cinema e novas mídias, abre novas frentes deste o ano de 2013. A Galeria, lança o Projeto Artistas do Bairro e convida a comunidade para participar.

Mensalmente, um artista será convidado para expor suas obras que ficarçao durante 20 dias em exposição para visitação e comercialização das obras para o público da cidade. O objetivo é contribuir para a valorização e disseminação do artista e incentivar a formação de estudantes de artes plásticas.

"O acolhimento à pluralidade das manifestações artísticas traz aos seus frequentadores ora estranheza, ora epifania: marca da sensibilidade e generosidade sempre presentes no esforço empenhado pelos idealizadores e mantenedores da galeria.

 Nós, os frequentadores e moradores da cidade, também sentimo-nos atraídos pelo clima informal e a receptividade descontraída do anfitrião-galerista, que nos ensina muito sobre a história da produção cultural do DF em um bate-papo regrado a uma sempre agradável degustação: uma experiência muito distante da “linguagem de catálogo” ou do tom professoral e academicista de alguns centros culturais que podem amedrontar os que não se sentem pertencentes a esses ambientes.

 Dessa forma, a Galeria Olho de Águia representa não só um mirante que traz aos seus frequentadores um panorama do cenário artístico de Taguatinga e do DF, como também oportuniza  espaço, voz e protagonismo aos artistas locais para que possam expor suas impressões e representações do “local universal”.

 Quer sinta empatia ou reprovação aos temas e projetos acolhidos por essa galeria, uma visita ao local nos garante, em definitivo, que a indiferença por lá não tem qualquer chance de se apresentar.((Texto:

 

 

 PREFÁCIO

Renato Mocundirê,  o artista.
Renato Becker Athayde Mocundirê, nasceu em Porto Alegre (RS), em setembro de 1964. Reside em Brasília desde a década de 1970. É graduado em Artes Plásticas e especialista em Arte, Tecnologia e Educação pela Universidade de Brasília. É professor de artes da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
 Mocundirê é Axogum do Terreiro Ilê Ifè Imoé d’Oxum Omisileui. É da sabedoria dos orixás, da beleza e encantamento dos rituais do Candomblé que vem grande parte da sua inspiração, como podemos ver na vitalidade das cores que utiliza, no som que reverbera de suas imagens e, sobretudo, no olhar transcendente sobre a vida, a ultrapassar a dimensão comum das coisas. Guiado pelo axé dos orixás, Mocundirê conecta o espectador a energias mais sutis, captadas por mecanismos que não apenas os 
sentidos, a razão e suas relações com a estética e o conhecimento. O artista ressalta a dimensão suprassensível existente em todas as formas de vida e atua como um agente da transformação. Aquilo que é expresso na pintura, portanto, modifica o olhar do contemplador sobre si mesmo, o outro e a própria maneira de conduzir a vida. É nesse sentido a dinâmica dos orixás, tão bem percebida e transmitida por ele.
 Em COnTRASTES, Mocundirê retrata anônimos e famosos cujas trajetórias de vida têm a marca da intensidade em suas variadas manifestações: a despeito de perdas, angústias e dificuldades, o movimento de quem busca continuamente um novo caminho a fim de reinventar e ressignificar a própria existência. Embora carregada de dramaticidade, a exposição não se mostra essencialmente trágica, pois que capta as contradições próprias da vida, com tudo o que ela tem de dor, sombra, prazer e beleza simultaneamente.
 Ainda que cada pintura tenha uma identidade específica nela representada, o que vemos é o próprio ser humano em sua complexidade através dos rostos nelas retratados. Sob este aspecto, o trabalho de Mocundirê nos põe em contato com a nossa própria subjetividade, fornecendo subsídios para uma melhor interação interna e com a sociedade. De certo modo, olhamos a imagem e ela também nos olha e, nela vemos nossa imagem refletida, como um espelho a revelar nossos contrastes interiores.
 Trata-se da primeira exposição individual do artista que, desde a década de 1990, participa de mostras coletivas e projetos colaborativos em Brasília. Para Mocundirê, lidar com a questão humana de dor e transformação nesse trabalho, intensificou ainda mais a necessidade de solidão como condição fundamental para conduzir o seu processo criativo. “Solidão boa”, produtiva, que lhe permitiu mergulhar profundamente no universo dos personagens que se propôs a retratar e desenvolver, assim, maior compreensão sobre o caminho de cada um. Sejam eles anônimos ou estrelas como Renato Russo e Janis Joplin, em cada quadro é possível identificar, atentando para as suas peculiaridades, o entrelaçamento inexorável entre dor e amor, sanidade e loucura, vida e morte.  Em última análise, o que Mocundirê apresenta aqui é a vida que pulsa, inflama e nos impulsiona constantemente, sempre em direção à própria vida.
Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Serviço -Exposição,"Contrastes" do Artista Plástico Renato Mocundirê"

 

Local: Galeria Olho de Águia

Endereço: Cnf 01 Edf Praiamar Loja 12 - Sandu Norte - Taguatinga Norte

Entrada: Gratuita

Data: De 02 a 16 de Setembro de 2017

Horário: De terça a sabado - 15h às 01h / Sábado – 17;30h às 01h

 

Contato:,Renato Mocundirê (83776001) 

Contato: (61) 99962575 (Ivaldo - Galeria)

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

45427

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now