Bloco É de Nãnan 2020 desfila cultura afro-brasileira.21 de fevereiro: Setor Carnavalesco Sul, às 19h30 22 de fevereiro: Rejunta meu Bulcão (Setor Bancário Norte), às 19h 23 de fevereiro: Praça dos Prazeres (201 norte), às 20h40 Classificação livre En

05/02/2020 11:58

 

Pelo segundo ano nas ruas de Brasília, o Bloco É de Nãnan convoca os foliões a celebrarem as raízes afro-brasileiras e a mistura de ritmos da música popular. Comandado pela cantora e percussionista Nãnan Matos, o bloco desfila no dia 21 de fevereiro, na sexta-feira de carnaval, no Setor Carnavalesco Sul (no Setor Comercial Sul), às 19h30, e no dia 23, na Praça dos Prazeres (201 norte) às 20h40. O bloco também participa do Rejunta Meu Bulcão, no dia 22, às 19h, no Setor Bancário Norte. Participação gratuita.

 

Cada dia o bloco conta com a presença de um convidado especial. O repertório será composto por ritmos como afoxé, samba-reggae e afro-brasilidades, com o toque moderno nos arranjos e releituras afro-futuristas. No show, estão reunidos diversos elementos das linguagens artísticas: música, dança afro, projeção com VJ e reflexões sociais apresentadas por meio de falas e performances sonoras. Entre as músicas apresentadas no repertório, estão clássicos como “A menina dança” e “Samba dos Ancestrais” e sucessos dos blocos Ilê Aiyê, Olodum e canções de Daniella Mercury, Margareth Menezes, Timbalada, Os Ticoãns, entre outros. 

 

O show visa alcançar um público variado, abordando pautas latentes na sociedade como gênero, negritude, a força da mulher negra na música brasileira.  “Os blocos afros e afoxés fazem do carnaval uma demonstração não só de festa e folia, mas de fé e afirmação da cultura afro dentro desse universo tão rico e próspero. Tem o objetivo de preservar a tradição de matriz africana. O batuque dos tambores, o colorido das fantasias, a dança e a alegria contagiante são as marcas dos blocos afro, que há mais de 40 anos arrastam milhares nas ruas de Salvador e do Brasil inteiro”, explica, Nãnan Matos.

 

Sobre Nãnan Matos

 

Nascida em Brasília, a cantora e percussionista Nãnan Matos carrega o pulsar criativo da diversidade cultural afro-brasileira e traz para o seu repertório fundamentos adquiridos na sua pesquisa sobre a cultura do Oeste Africano, além da música popular regional brasileira, o afro-beat e o funk, principais estilos musicais pesquisados pela artista. 

 

Nãnan tem como referência as damas do jazz brasileiro e compositores como Moacir Santos, Luiz Melodia, Naná Vasconcelos, Martinho da Vila e Jovelina Pérola Negra; os cantadores e mestres da capoeira, do samba de roda, do coco, do maracatu, do afoxé pernambucano e da diversidade musical brasileira; os renomados percussionistas internacionais da música africana como Famoudou Konatê, Bolokada Condé, Soungalo Colibally, Salif Keita, Mamady Keita, Miriam Makeba, Fatoumata Diwara e Oumou Sangaré. No ano de 2019 apresentou o seu show "Canta África" nos festivais CoMa, Mapping Festival e Todos os Sons.  Participou como artista do Revezamento da Tocha Olímpica - Rio 2016 e do reality show The Voice, em 2017.

 

Bloco É de Nãnan 2020

21 de fevereiro: Setor Carnavalesco Sul, às 19h30

22 de fevereiro: Rejunta meu Bulcão (Setor Bancário Norte), às 19h

23 de fevereiro: Praça dos Prazeres (201 norte), às 20h40

Classificação livre

Entrada franca

 

…………………………………………………………………………………………………

Voz e Direção Artística: Nãnan Matos

Dir. Musical e Arranjos: Henrique Alvim

Dir. Palco: Luciano Dantas - Black Tape

Guitarra e vocal: Henrique Alvim

Baixo: Rafael Cruz

Percussão e vocal: Luiz Ungarelli

Sax e teclado: Alexander Raichenok

Trompete: Marcos Santos

PA: Maurílio Eric

Prod. artística: Paula - Mariwô

Figurino: Luiz Ferr

Ass.Comunicação: Tato Comunicação

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

46201

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now