Videoinstala??o ?Em um lugar qualquer ? Outeiro? de de Dirceu Mau

21/11/2011 11:32

  Experimentações visuais na Funarte Brasília


O artista paraense Dirceu Maués alia a técnica rústica de fotografia do pinhole ao suporte digital

O artista paraense Dirceu Maués apresenta sua primeira exposição individual na capital federal com a videoinstalação “Em um lugar qualquer – Outeiro”. A abertura da mostra é no dia 24 de novembro, na Galeria Fayga Ostrower, no Complexo Cultural da Funarte, em Brasília. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011, para ocupação do espaço. A entrada é franca.

“Em um lugar qualquer – Outeiro” é uma instalação com vídeos, feitos a partir da animação de fotografias com câmeras pinhole, construídas com caixinhas de fósforo. As câmeras não possuem visor nem lente, apenas um pequeno furo de agulha, por onde a luz penetra. Para a mostra foram construídas mais de 150 câmeras, que captaram mais de 4 mil imagens. O trabalho é composto de seis vídeos que, juntos, formam uma visão panorâmica, de 360 graus, da praia de Outeiro, em Belém do Pará.

Dirceu Maués começou sua pesquisa construindo suas primeiras câmeras pinhole, em 2003. Desde então, já realizou várias exposições, no Brasil e no exterior. Sua obra estimula o debate sobre a utilização dos aparatos tecnológicos, principalmente daqueles ligados à produção de imagens. Maués subverte a ideia de tempo, de cada momento registrados nas fotografias, e aposta no acaso, ao permitir um tempo mais longo para a captura da imagem. Suas câmeras, sem visor nem lente, produzem um cinema/vídeo que nos revela as paisagens de qualquer lugar, sem a preocupação tradicional com a precisão, com o máximo de fidelidade à toda imprecisão captada. Afinal, neste trabalho, o que importa é a potência poética do “erro”, do ruído e do acaso.

“Em um lugar qualquer – Outeiro” já foi apresentado em Montevidéu no Centro Municipal de Fotografia (CMDF), em 2010, e recebeu, em outubro de 2011, o prêmio Residência Artística, para a Academia Livre de Belas Artes (WBK) – Holanda - no 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, realizado em São Paulo.

Serviço:

Videoinstalação “Em um lugar qualquer – Outeiro”
de Dirceu Maués
Abertura: 24 de novembro de 2011, quinta-feira, às 19h
Visitação: 25 de novembro a 25 de dezembro, das 9 às 21h (segunda-feira a domingo)
Local: Galeria Fayga Ostrower - Complexo Cultural Funarte
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural
Entre a Torre de TV e o Centro de Convenções – Brasília (DF)
Entrada Franca

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

20046

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now