? HOJE!! Assist?ncia ? Sa?de Em Perigo: L?bia E Som?lia no Olhar De Andr? Liohn .De 10 de setembro a 12 de outubro Museu Nacional da Rep?blica..Foto:Ivaldo Cavalcante

06/09/2014 19:06

 
Como forma de alertar para a adoção urgente de medidas que cessem a violência contra pacientes, instalações médicas e pessoal de saúde em áreas de conflito armado e emergências, e que seja respeitado o direito ao acesso aos cuidados médicos tanto para militares como para civis, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) traz para Brasília a mostra fotográfica “Assistência À Saúde Em Perigo: Líbia E Somália no Olhar De André Liohn”. A exposição reúne 70 imagens realizadas pelo premiado fotojornalista entre 2010 e 2013 na Somália e na Líbia e denunciam ao público a precariedade e a insegurança no atendimento aos feridos de guerra e às equipes de socorro. Paralelamente, acontecerão debates, oficinas e visitas guiadas. A mostra fica em cartaz no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios, de 10 de setembro a 12 de outubro, com visitação de terça a domingo, das 9h às 18h30. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. 

A mostra de André Liohn é parte da campanha internacional “Assistência à Saúde em Perigo” lançada em 2011 pelo CICV, que tem como objetivo a mobilização mundial para reforçar a determinação dos Estados, das instituições e da opinião pública sobre a necessidade de proteger o acesso à saúde, garantindo a prestação imparcial e eficaz dos serviços médicos em situações de conflito armado e emergências. “Trata-se de garantir que os feridos e os doentes tenham acesso adequado aos serviços de saúde. Trata-se também de ter certeza de que as instalações médicas e o pessoal de saúde não sejam atacados sob nenhuma circunstância. As normas universais do Direto Internacional Humanitário (DIH) preveem este espaço humanitário de proteção e assistência”, ressalta Felipe Donoso, chefe da Delegação Regional do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

Há dez anos trabalhando em cobertura de conflitos armados pelo mundo, André Liohn esteve por diversas vezes em países como a Somália, a Síria e a Líbia. Ao longo desse período, retratou a vida diária de pessoas comuns que querem de alguma forma contribuir para aliviar o sofrimento da população nessas regiões.  Seus registros mostram o trabalho incansável do doutor Mohamad Yussuf, o diretor do Hospital Medina, em Mogadício, capital da Somália, que após aposentar-se na Europa, voltou ao seu país de origem para cuidar dos feridos de um conflito que já dura mais de 20 anos. Na Somália, não fosse o fato do doutor Yussuf reabrir o hospital, que opera com o apoio do CICV, sem perguntar a qual parte do conflito o ferido pertence, não haveria atendimento. 

As reportagens fotográficas de Liohn apresentaram ao mundo o jovem Omar, um rapaz líbio que não quis entrar para luta armada, no conflito que levou à derrubada do líder Muammar Kaddafi, em 2011. Decidido a ajudar, tornou-se motorista de ambulância para levar os feridos aos hospitais. Em uma de suas viagens, o veículo de socorro foi alvo de um ataque e o rapaz ficou seriamente ferido. “Os hospitais, as ambulâncias e os médicos são vistos como um problema em guerras civis”, afirma Liohn. Para apresentar a exposição e falar ao público sobre sua experiência na Somália e na Líbia, André Liohn realizará uma visita guiada aberta ao público no dia 10 de setembro, quarta-feira, às 17h30. 

Programação paralela
Como parte da campanha internacional “Assistência à Saúde em Perigo”, o CICV organizou debates gratuitos abertos ao público. A programação começa com a mesa redonda sobre os “Desafios da cobertura jornalística em situações de conflito armado e emergências”. Participam do debate André Liohn e Adriana Carranca, repórter especial do jornal O Estado de São Paulo. A mesa contará com a mediação do jornalista Sílvio Queiroz, editor assistente de Mundo, no jornal Correio Braziliense, e coordenação de Sandra Lefcovich, coordenadora de Comunicação do CICV. 

Em pauta, o questionamento sobre o papel da imprensa na cobertura dos conflitos armados e emergências ao redor do mundo; os princípios éticos que devem guiar os profissionais da mídia interessados no tema, e o que seria uma cobertura com enfoque humanitário; os limites da cobertura jornalística; e os principais desafios enfrentados por profissionais da imprensa na cobertura desses eventos. A mesa redonda acontece no dia 11 de setembro, quinta-feira, às 19h, no Auditório do Museu Nacional da República. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. Mais informações www.cicr.org/por

Rilito Povea, coordenador adjunto da campanha internacional Assistência à Saúde em Perigo, participa da mesa redonda “Consequências humanitárias da falta de respeito e proteção aos serviços de saúde”. O debate acontece no dia 25 de setembro, quinta-feira, às 18h, no Auditório do Museu Nacional da República. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. Mais informações www.cicr.org/por

Serviço
Assistência À Saúde Em Perigo: Líbia E Somália no Olhar De André Liohn 
Mostra fotográfica
De 10 de setembro a 12 de outubro
Museu Nacional da República
Esplanada dos Ministérios – Brasília – BF
Visitação: De terça a domingo, das 9h às 18h30
Entrada Gratuita
Livre para todos os públicos

Visita guiada à mostra com o fotógrafo André Liohn
10 de setembro, quarta-feira
Às 17h30
Entrada Gratuita
Livre para todos os públicos

Programação paralela
Debates:

Tema: Desafios da cobertura jornalística em situações de conflito armado e emergências
Palestrantes: André Liohn, fotojornalista;

    Adriana Carranca, repórter especial do jornal O Estado de São Paulo.

Mediação: Sílvio Queiroz, editor assistente de Mundo, no jornal Correio                       Braziliense.
Coordenação: Sandra Lefcovich, coordenadora de Comunicação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). 
Data: 11 de setembro, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Auditório do Museu Nacional da República
Entrada é gratuita 
Livre para todos os públicos

Tema: Consequências humanitárias da falta de respeito e proteção aos serviços de saúde
Palestrante: Rilito Povea, coordenador adjunto da campanha internacional Assistência à Saúde em Perigo    
Data: 25 de setembro, quinta-feira
Horário: 18h
Local: Auditório do Museu Nacional da República
Entrada é gratuita 
Livre para todos os públicos


Sandra Lefcovich 
Coordenadora de Comunicação
Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)
Delegação Regional para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai
SHIS QI 15 Conjunto 05 Casa 23 - Lago Sul - Brasília/DF - CEP 71.635-250
T: +55 61 3106 2380  / 2350 - 8175 1599

https://www.cicr.org/por
https://www.facebook.com/icrc
https://twitter.com/cicv_portugues Exibindo 2.jpg

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

84986

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now