Exposi??o mostra passado e presente de tr?s capitais do Brasil -Nesta quarta-feira (11), ?s 19h30, no foyer do plen?rio da CLDF

10/04/2012 10:34

por José Coury Neto última modificação 09/04/2012 16:33

O intrigante contraste entre passado e presente das três capitais do Brasil poderá ser apreciado pelo público brasiliense a partir desta semana, na Câmara Legislativa do DF. A exposição de fotos Salvador – Rio de janeiro – Brasília : As 3 Capitais do Brasil em 1957, idealizada por Mercedes Urquiza, pioneira de Brasília, que reúne 90 imagens antigas e atuais das três cidades, será aberta oficialmente nesta quarta-feira (11), às 19h30, no foyer do plenário da CLDF. A realização é da Câmara Legislativa do Distrito Federal, com o patrocínio do Governo Federal e Petrobras e com apoio institucional da Secretaria de Cultura do DF, da Embaixada da Suécia e das empresas brasilienses Imagens Promoções e NGD – Núcleo Gráfico Digital.

A solenidade de abertura deverá contar com a presença do embaixador da Suécia, Magnus Robach, do gerente regional de Comunicação Institucional da Petrobras, José Samuel Magalhães, e do secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, além do presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício (PT), da coordenadora da mostra, Mercedes Urquiza, do curador, Evandro Salles, e de parlamentares e representantes da área cultural.

O artista plástico Evandro Salles, curador do evento, explica que a exposição reúne 75 fotografias inéditas em preto e branco, do fotógrafo sueco Ake Borglund, feitas em 1957, tendo como cenários as cidades de Salvador, Rio de Janeiro e Brasília (que ainda estava em construção). Inclui também 11 fotografias recentes das três cidades, além de quatro imagens ilustrativas da exposição. As fotos contemporâneas foram produzidas por Rui Faquini, José Carvalho e Tomás Faquini.

Durante a mostra, será exibido um documentário produzido por outro sueco, Torgny Anderberg, sobre o início da construção de Brasília, incluindo também imagens antigas de Salvador e Rio de janeiro, com legendas em Português.

Ineditismo - Evandro Salles ressalta que entre os pontos fortes da mostra estão a própria beleza do conjunto de registros feitos por Ake Borglund em 1957, além da raridade histórica proporcionada pelo notável ineditismo da abordagem do fotógrafo sueco. Segundo Salles, das fotos produzidas por Borglund que compõem a mostra, 22 são de Brasília em construção, 30 de Salvador e 23 do Rio de janeiro, em tamanhos que variam de 48,5 cm x 31cm a 42,5 cm x 32cm. Outras quatro imagens, uma do próprio Borglund e três de icones ilustrativos da mostra, completam o total de 90 imagens da exposição, incluindo 11 fotografias das três capitais produzidas em 2012.

A organização da mostra é fruto do empenho e dedicação da colecionadora, Mercedes Urquiza. Ela conta que Ake Borglund era, em 1957, um jovem fotógrafo sueco que havia ganho um prêmio de viagem por sua fotografia jornalística publicada em seu país. A viagem-prêmio seria para a América do Sul, onde Borglund chegou na segunda metade daquele ano. Visitou então o Brasil, a Argentina e o Chile. No Brasil, fotografou as cidades de Salvador e Rio de Janeiro, além do que seria a nova capital brasileira: as obras da futura Brasília.

Para ciceronear o fotógrafo na incipiente Brasília, convocou-se uma jovem argentina, na época com 18 anos, de família tradicional e que havia, também por aventura, recém chegado ao lugar a bordo de um jipe, acompanhada do marido. Era Mercedes Urquiza que, durante alguns dias, levou Borglund para conhecer a gigantesca movimentação humana em torno da construção da nova capital brasileira. Com o apoio dela, Ake Borglund produziu mais de 800 fotos, muitas delas doadas à Mercedes, no ano seguinte.

Serviço:

Exposição: Salvador – Rio de Janeiro – Brasília: As 3 Capitais do Brasil em 1957 – Fotografias de Ake Borglund, Rui Faquini, José Carvalho e Tomás Faquini.

Local: Foyer do Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Praça Municipal – Quadra 2, Lote 5 – Edifício Sede – Brasília – DF.

Abertura: 11 de abril de 2012, às 19h30.

Visitação: De 12 de abril a 10 de maio de 2012. De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h (exceto feriados).

Entrada gratuita.

Livre para todas as idades.

Realização: Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Patrocínio: Governo Federal e Petrobras.

Apoio Institucional: Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Embaixada da Suécia, Imagens Promoções e NGD – Núcleo Gráfico Digital.

José Coury Neto - Coordenadoria de Comunicação Social

 

 

Bahia_m10.jpg


Bahia_m17B.jpg


Image118.1.jpg


Image119.1.jpg


Image126.1.jpg


Rio_m1.jpg

 



Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

36216

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now